Missão empresarial reúne 372 empresas brasileiras e chilenas



A missão empresarial organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) reuniu, nesta semana, 372 empresas (36 brasileiras e 336 chilenas), que participaram de um seminário com rodadas de negócios e  visitas comerciais naquele País.

 

Os contratos fechados, de acordo com o ministério, devem gerar, nos próximos doze meses, US$ 18,5 milhões em exportações de produtos e serviços do Brasil ao Chile. As empresas brasileiras selecionadas para a missão participaram de 286 reuniões com possíveis compradores.

 

Estiveram no Chile empresários dos setores de artigos e embalagem de plástico e vidro; artigos elétricos-eletrônicos; energia; equipamentos e maquinaria industrial; equipamentos e artigos médicos; estruturas metálicas;  iluminação; materiais de construção; medicamentos, insumos e produtos farmacêuticos; móveis e artigos de casa e escritório; e tecnologia e telecomunicações.

 

O objetivo das missões empresariais é promover a inserção competitiva de empresas brasileiras no mercado internacional. A iniciativa é uma forma de dar continuidade ao esforço pela criação de uma cultura exportadora no País.

 

Reconstrução do Chile

Durante a missão, represeetnantes de ministérios dos dois países se reuniram para tratar da possibilidade de empresas brasileiras participarem de obras de infraestrutura no Chile. A maioria destas obras faz parte do projeto de reconstrução do país, após o terremoto de 27 de fevereiro deste ano. Participaram do encontro empresas brasileiras do setor de construção civil.

 

O governo chileno apresentou informações das obras que estão sendo licitadas e das exigências para participar dos editais que foram ou que ainda serão lançados. Uma delas é o compromisso de contratar mão-de-obra local. Já existe previsão de um novo encontro, no Brasil, entre empresários e representantes dos dois governos, em data a ser definida.

 

Setor de franquias

A missão ao Chile também identificou oportunidades de investimento no segmento de franquias. No primeiro dia da missão, houve uma reunião entre empresários brasileiros, dos setores de serviços, de alimentos, de cosméticos e perfumaria, e de representantes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência de Promoção de Exportações do Chile (Pró-Chile).

 

As conversas continuarão em novo encontro, agendado para  26 de agosto, em Santiago, na Câmara de Comércio do Chile. Também será organizado um seminário para empresários chilenos e brasileiros sobre franquias na área de serviços, em novembro deste ano, na sede da Federação do Comércio (Fecomércio), em São Paulo.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



16/08/2010 01:37


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