MMA capacita 200 técnicos para apoio a boas práticas de manejo



Duzentos técnicos em assistência técnica e extensão rural (Ater) serão treinados para difundir boas práticas de manejo e proporcionar renda aos extrativistas com produção sustentável. A expectativa é que esse número chegue a 800 técnicos em Ater até 2014. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PSPSB).

Além disso, a coordenação do plano também pretende ampliar o acesso de políticas públicas aos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares que trabalham com o extrativismo. Desde que foi criado o plano, em 2009, o número de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) pulou de 300 para 30 mil declarações. No entanto, ainda há uma demanda de 120 mil.

O governo federal pretende colocar 100 mil famílias no mercado, até 2014, atingindo um valor de R$ 80 milhões. Dentre as políticas que os extrativistas podem ter acesso estão os programas de Aquisição de Alimentos, o Nacional de Aquisição de Alimentos e a garantia de preço mínimo para produtos da sociobiodiversidade.

Os produtos prioritários da PNPSB são babaçu, castanha-do-brasil, andiroba, carnaúba, pequi, açaí, borracha, buriti, copaíba e piaçava.

O PNPSB tem a coordenação dos ministério do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente

 



01/06/2011 12:34


Artigos Relacionados


Boas práticas para a aquicultura têm consulta pública

Anvisa publica termo de boas práticas para diálises

Prorrogado prazo para seleção de boas práticas em educação ambiental

Aberta consulta pública para boas práticas de planos de saúde

Lúcia Vânia aponta boas práticas para ensino fundamental

Secretaria de Políticas para Mulheres divulga vencedores de prêmio de boas práticas