MME: equipamento que causou queda de energia no Nordeste estava com a manutenção em dia



O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou nesta segunda-feira (7), em Brasília, que a causa do desligamento de energia que atingiu a Região Nordeste na última sexta-feira deveu-se a uma falha no cartão de proteção da subestação Luiz Gonzaga, em Pernambuco. Mas garantiu que o problema não foi causado por falta de manutenção do equipamento, que estava rigorosamente em dia, disse. 

Ele afirmou ter documentos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) que comprovam estas afirmações. Segundo Márcio Zimmermann, a última manutenção no equipamento foi feita em outubro do ano passado e a verificação preventiva do cartão deve ser feita a cada quatro anos. 

“Quando ocorre algo que está com a manutenção em dia, tem que fazer uma investigação para analisar por que falhou”, disse Zimmermann. De acordo com ele, técnicos do ministério, da Chesf e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estão avaliando as causas da falha que causou os desligamentos em vários estados do Nordeste. Normalmente, quando ocorre uma falha em uma cartela do sistema de segurança, esse equipamento isola a linha afetada e a transmissão segue por outras linhas, o que não ocorreu. 

A subestação de Luiz Gonzaga, onde ocorreu o problema, é importante porque passam por ela seis circuitos grandes linhas de transmissão, que distribuem energia para todo o Nordeste. Zimmermann disse que o governo já tem como certo que a causa do desligamento de energia foi a falha no cartão, mas ainda não sabe o que a determinou e nem a série desligamentos em cascata. Isso será investigado agora. 

Na última sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, determinou que técnicos do ministério fossem para a região da subestação para iniciar essa investigação. Paralelamente, o ONS está elaborando um relatório de análise de perturbação. Zimmermann disse será avaliado também o prazo de restabelecimento do sistema na região afetada. 

As declarações foram dadas após uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), convocada pela presidenta Dilma Rousseff na sexta-feira para elucidar as causas do desligamento. A reunião foi realizada em Brasília, com a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia, do ONS, Chesf, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Eletrobras.

 

Fonte:
Agência Brasil
Ministério de Minas e Energia



11/09/2013 10:55


Artigos Relacionados


Relatório sobre queda de energia no Nordeste deve ser divulgado na próxima semana

Equipamento da Itaipu aumenta capacidade de transmissão de energia para Paraguai

CMO aprova R$ 60 milhões para recuperar equipamento de energia elétrica para Bolívia

Aprovada PEC que garante manutenção dos Fundos para Amazônia e Nordeste

Inácio Arruda defende manutenção de incentivos fiscais para as Regiões Nordeste e Norte

CPTM: Inovação tecnológica na manutenção da rede aérea de energia