MME regulamenta alteração do combustível de termelétricas
O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quarta-feira (14), portaria que define as diretrizes gerais para solicitação de mudança de combustível de usinas termelétricas.
Para garantir que não haverá prejuízo ao consumidor, o novo regulamento contempla a exigência de que a troca do combustível não altere os montantes pactuados contratualmente de energia e potência associada, não implique redução de garantia física, aumento do preço, ou alteração dos critérios objetivos que definiram o resultado do leilão.
A modificação tem como objetivo levar incentivos regulatórios para que os empreendedores possam ajustar os projetos de suas unidades devido a novas oportunidades, sejam elas decorrentes da abundância de outro combustível, de condições logísticas mais propícias ou mesmo ganho de eficiência e preservação do meio ambiente.
A portaria concilia diferentes aspectos do interesse público envolvidos com a possibilidade de alteração de combustível de empreendimentos termelétricos, assegurando a modicidade tarifária, o respeito aos contratos e aos processos licitatórios.
Fonte:
Ministério de Minas e Energia
15/12/2011 15:58
Artigos Relacionados
CI vai debater a questão do gás natural e das termelétricas
Jucá comemora instalação de termelétricas em Roraima
Bancada de MS não está contra termelétricas, esclarece Juvêncio
Congresso aprova MP que pode viabilizar construção de termelétricas
Horário de verão evita gasto de R$ 160 milhões em acionamento de termelétricas
Comitê decide diminuir o uso de termelétricas para geração de energia