Moacyr Scliar recebe apoio de parlamentares gaúchos



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) informou que a bancada gaúcha no Congresso Nacional, composta por três senadores e 31 deputados federais, assinou moção de apoio à candidatura do escritor Moacyr Scliar à Academia Brasileira de Letras. Scliar, que também é gaúcho, está concorrendo à cadeira que vagou com a morte do romancista mineiro Geraldo França de Lima. Pela moção, o escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo, que também foi mencionado para a vaga, decidiu não concorrer e agora também apóia Scliar.

Scliar, lembrou o senador, é autor de 62 livros, em diversos gêneros, como ficção, ensaio, crônica e literatura juvenil. Ele é também colunista dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo , além de colaborar com outros órgãos da imprensa brasileira e estrangeira. Alguns de seus textos foram, ainda, adaptados para cinema, teatro, TV e rádio, inclusive do exterior.

Na obra de Scliar, são temas dominantes a realidade social da classe média urbana do Brasil e o judaísmo, tendo o autor criado excelentes parábolas do mundo contemporâneo, segundo a moção assinada pelos parlamentares. O documento registra que o escritor gaúcho é um mestre do conto contemporâneo e um profissional da palavra elegante. Scliar -sonda a realidade com crueza, utilizando o humor, o paradoxo, a concisão e o absurdo-, afirmam os signatários da moção.

Duas influências são importantes na obra do autor gaúcho, para Simon. Uma é a sua condição de filho de imigrantes, presente em obras como A Guerra no Bom Fim, O Exército de Um Homem Só, O Centauro no Jardim e A Estranha Nação de Rafael Mendes. A outra é a sua formação de médico, especialista em Saúde Pública e doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. A medicina, segundo Simon, proporcionou ao escritor conhecimento da realidade nacional, como pode ser constatado em A Majestade do Xingu e na não-ficcional A Paixão Transformada .

Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre, em 1937. Além de escritor e médico, participa de conferências e encontros de literatura no país e no exterior. Foi também, conforme Simon, professor visitante na Brown University e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.



10/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento de Moacyr Scliar e dois ex-parlamentares

Sarney lamenta morte de Moacyr Scliar

Presidenta e ministra da Cultura divulgam nota pelo falecimento do escritor Moacyr Scliar

Academia Brasileira de Letras elege Merval Pereira para vaga de Moacyr Scliar

Deputados gaúchos buscam apoio de parlamentares federais para as emancipações

Parlamentares lamentam a morte do ex-senador Moacyr Dalla