Modernizar gestão e aplicar melhor são desafios



Estar na vanguarda administrativa por meio da modernização da gestão e melhoria na qualidade da utilização dos recursos públicos. Estes são os principais desafios que marcam os 41 anos da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), celebrados nesta sexta-feira (18/10). A cerimônia realizada em Brasília (DF) contou com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, além de oficiais-generais da Marinha, Exército e Aeronáutica.

De acordo com o Secretário, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, a unidade da Força Aérea Brasileira responsável por gerenciar as atividades financeiras, contábeis e patrimoniais do Comando da Aeronáutica busca todas as oportunidades para melhorar a governança e o controle na execução do orçamento. “Quando temos um orçamento complexo, como é o da FAB, que precisa empregar poucos recursos em diversas áreas, há necessidade de ter um controle mais rigoroso sobre ele. Não apenas numérico, mas principalmente qualitativo”, explica o oficial-general.

Novos projetos - Dentro da filosofia de buscar maior eficiência com o menor custo, a SEFA trabalha em três linhas de ação: a parceria público-privada, o cadastro único de fornecedores e a empresa pública.

Como forma de gestão, a parceira público-privada é uma alternativa por exemplo, para a logística da Força Aérea e ainda, em contra partida, realizar obras que requerem grandes investimentos financeiros. “É difícil construir grandes empreendimentos com os recursos que temos no momento”, avalia. “Com a PPP é possível diluir os recursos ao longo do tempo, ou seja: construir e depois retornar as instalações ao patrimônio público”.

Na gestão interna, a FAB trabalha no desenvolvimento e implantação do Cadastro Técnico de Fornecedores (CADTEC), um banco de dados unificado que apresentará informações de todas as empresas e prestadores de serviço que desejam contratar com a instituição. “Quem vai realizar um pregão, por exemplo, vai saber exatamente com quem está trabalhando”, explica o Secretário.

A empresa-pública tem a visão de uma empresa com o controle estatal. O projeto tem o objetivo de facilitar ações de gestão para a contratação e execução, por exemplo, de obras e serviços.

Homenagens – Durante a cerimônia foram entregues as medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviço ativo e os diplomas de graduado-padrão ao 2S TAR José Vieira Ribeiro, de servidor-padrão ao Ricardo Ribeiro de Oliveira e praça padrão T1 TAR Ticardo Peixoto Costa. Também foram homenageados como Membros Honorários da Força Aérea Brasileira o Coordenador de Proativos da Procuradoria-Regional da Segunda Região (RJ), Carlos Rodrigues da Silva Filho; o Gerente de Informações de Custos da Coordenadoria de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional, Éder Sousa Vogado, a Coordenadora de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional, Rosilene Oliveira de Souza; assessora do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Danielle Couto Ferraz; Gerente de Projetos de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Erika Melissa Oliveira França Nassar; e analistas de finanças e controle da Coordenadoria de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional, Arthur Roberto Pereira Pinto, José Marilson Martins Dantas, Daniel Mateus Barreto e Alini Aparecida de Souza Figueiredo.

Fonte:
Força Aérea Brasileira



21/10/2013 12:34


Artigos Relacionados


SP lança programa de aprimoramento de educadores “Melhor Gestão, Melhor Ensino”

BNDES financiará R$ 10,5 mi para modernizar gestão do município de Maricá (RJ)

BNDES aprova R$ 193 milhões para modernizar gestão em oito municípios

Senado vai avaliar pedido de empréstimo para modernizar os sistemas de gestão fiscal do Ceará

Encontro debate os desafios da gestão pública

Diretora do Ibict fala sobre os desafios de sua gestão