Estados terão que apresentar mapeamento anual de áreas de risco
O Diário Oficial da União (DOU) publica nesta quinta-feira (2) a lei que trata do Sistema Nacional de Defesa Civil e das ações voltadas para a recuperação de áreas em situação de calamidade pública. O sistema passará a ser regido por lei federal e reforçará o apoio da União a estados, municípios e ao Distrito Federal em casos de desastres.
Os estados e o Distrito Federal deverão encaminhar anualmente ao governo federal o mapeamento de riscos e ameaças, com informações atualizadas das unidades responsáveis pelas ações de defesa civil.
Um dos destaques da lei é a possibilidade de o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e os ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) intervirem em ações de recuperação e assistência aos estados sempre que houver solicitação.
Para acelerar o apoio às áreas afetadas, os prefeitos e governadores poderão pedir ajuda ao Dnit e aos batalhões de Engenharia do Exército na recuperação provisória de estradas em locais isolados, o que antes demandava contratos emergenciais e processos burocráticos de licitação.
Fonte:
Agência Brasil
02/12/2010 15:59
Artigos Relacionados
Santos tem mapeamento das áreas de risco atualizado
Lindbergh Farias elege como prioridade mapeamento de áreas de risco
Projeto que prevê mapeamento de áreas de risco será votado na terça-feira
Municípios com áreas de risco terão de elaborar plano diretor até dezembro de 2016
Moradores de áreas de risco de sete estados participam de simulados
Mapeamento de funções cerebrais diminui risco de sequelas cirúrgicas