Moradores do Espírito Santo são os que pior avaliam a saúde pública
Pesquisa dos conselhos regionais de Medicina foi feita nos 14 estados com piores IDH do País
Os moradores do Espírito Santo são os que pior avaliam a qualidade da saúde pública prestada no estado. De zero a dez, a nota atribuída foi 2,07. A média nacional foi 5,29, segundo dados da Caravana Nacional da Saúde 2012, coordenada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que ouviu 500 pessoas, em 43 municípios de 14 estados com piores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.
Ao contrário do Espírito Santo, Mato Grosso foi o estado com nota mais alta, 7,3. O município que teve a nota mais baixa foi também do Espírito Santo, 1,5 em Pedro Canário. O município brasileiro que se saiu melhor na avaliação dos habitantes foi Lati, em Pernambuco, com nota de 8,1.
A pesquisa, realizada pelos conselhos regionais de Medicina, também avaliou a qualidade dos serviços públicos em geral, como lazer, educação, transporte, moradia, coleta de lixo,combate ao uso de drogas e combate à corrupção. A média total das avaliações desses serviços foi 4,8.
Para chegar a essa nota, os entrevistadores aplicaram questionários simples e livres, para que a população desse nota aos serviços de forma espontânea e perceptiva. “A pesquisa não tem um rigor científico, mas de percepção de realidade, especialmente em um ano eleitoral, em que há intensivo uso de marketing”, informou o coordenador da caravana, Ricardo Paiva.
Depois de coletada a pesquisa, foram elaboradas propostas de melhorias que podem ser executadas pelo poder público. As sugestões para todas as áreas são: incorporar aos currículos escolares aulas de direitos humanos; aumentar em 40% os serviços de saneamento básico; dobrar os atendimentos do Programa Saúde da Família; oferecer psicoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); melhorar os programas pedagógicos nas escolas; aumentar a remuneração de professores; facilitar o acesso ao crédito; implementar cursos profissionalizantes em escolas de nível médio e melhorar o acesso ao lazer e ao transporte público.
Leia mais:
País é o 84º do ranking de desenvolvimento humano da ONU
Fonte:
25/06/2012 20:23
Artigos Relacionados
Saúde implanta S.O.S Emergências no Espírito Santo
Discussão de pacto em favor da segurança pública chega ao Espírito Santo
Ana Rita registra carta pública de bispos do Espírito Santo sobre violência no estado
Acolhida da PEC paralela é demonstração de espírito democrático, avaliam senadores da CCJ
TRT do Espírito Santo terá 12 juízes
Intervenção ronda o Espírito Santo