Moradores do Jaraguá ganharão passarela em 2008



A obra é fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo, a CPTM e a Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá

Os moradores do Jaraguá poderão cruzar as vias da Linha A (Luz-Francisco Morato) com conforto e segurança em 2008. Uma passarela será construída pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ligando o bairro, na região próxima à Estação, à Rua Francisco da Cunha Menezes.

O processo de licitação deverá acontecer em fevereiro de 2008 e contará com a dotação orçamentária da prefeitura no valor de R$ 800 mil. O edital já foi publicado no Diário Oficial do dia 15/12.

A obra é fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo, CPTM e Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá. O deputado estadual Marcos Zerbini fez o pedido à Secretaria Estadual de Planejamento como crédito suplementar para a CPTM, que irá licitar e executar o projeto. Já o subprefeito, Amauri Luiz Pastorello, assinará um convênio, por meio do qual a administração municipal assumirá a responsabilidade pela manutenção, iluminação, limpeza e segurança da edificação.

As medidas necessárias para a viabilização da obra foram apresentadas à Comissão de Moradores da Associação dos Sem Terra de São Paulo, que reúne o Conjunto Residencial Jaraguá H e o Parque Nações Unidas, localizados próximo à Estação Jaraguá, no mês de outubro, quando a demanda foi encaminhada à presidência da CPTM.

Desde então foi firmada uma parceria com a Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá para intervenções urbanísticas, como a construção de muro de vedação das vias e programas de educação comunitária. Coordenada pelo engenheiro da CPTM, Wellington José Berganton, a ação também prevê blitze para coibir o uso de entorpecentes na região. "A soma deste esforço justifica o encontro de hoje. A concretização da passarela será um marco na vida desses moradores", disse Wellington.

A passarela terá estrutura de concreto, dois metros de largura e 300 metros de comprimento. Por conta das características do terreno não haverá necessidade de colocação de degraus, o que a tornará acessível, inclusive, para portadores de deficiência. Após sua entrega, a manutenção e limpeza deverão ser de responsabilidade da subprefeitura.

O coordenador da equipe da GOQ-SAU / Relações Comunitárias, da CPTM, Luiz Ferretti, ressaltou dois pontos importantes: "A licitação ocorrida otimiza o programa em 90 dias e, embora a construção de passarelas não agregadas às estações seja de responsabilidade dos municípios, temos o interesse em auxiliá-los da melhor forma possível, a fim de beneficiar a população. Essa obra é um excelente modelo de parceria e por isso estamos aqui hoje".

Em relação a esse convênio, o subprefeito Amauri Luiz Pastorello destacou que "a passarela é uma grande conquista da comunidade do Jaraguá. A luta deles é um exemplo de que com garra e perseverança tudo é possível". Já a líder comunitária Maria Ângela dos Santos comemora a vitória. "Tudo está caminhando como sonhamos. Foram oito anos de batalha e estamos satisfeitos", disse.

Da CPTM

(L.F.)



12/27/2007


Artigos Relacionados


Mulheres ganharão coordenação na Secretaria da Justiça

Bons motoristas ganharão desconto no IPVA

Mais de 1.500 trabalhadoras rurais de Alagoas ganharão documentos

Municípios ganharão 2.883 postos de segurança comunitários previstos no PAC 2

Pontos turísticos brasileiros ganharão 14 projetos de acessibilidade

Ministro afirma que todos os estados ganharão pista e piscina olímpica