MOREIRA MENDES ACUSA BBTUR DE CONCORRÊNCIA PREDATÓRIA



Presidente do Sindicato de Agências de Viagem e Turismo de Rondônia (Sindetur) e integrante da Federação Nacional de Turismo (Fenactur), o senador Moreira Mendes (PFL-RO) acusou nesta terça-feira (dia 21) a Banco do Brasil Viagens e Turismo (BBTur) de promover, "através de grandes aportes de capital do Banco do Brasil, concorrência desleal e predatória" com as cerca de 10 mil empresas de micro e pequeno porte existentes no país.
Responsáveis pela geração de 80 mil empregos diretos, os agentes de viagem reúnem-se em Curitiba, entre 29 de setembro e 3 de outubro, no XXVII Congresso Brasileiro de Agências de Viagem, destacou o senador, registrando que sua expectativa é a de que, no encontro, seja firmada uma posição pela limitação da BBTur à função, única e exclusiva, de carrear correntes turísticas para o mercado brasileiro.
Conforme o senador, a própria existência da BBTur demonstra que o Banco do Brasil desviou-se de sua atividade primária como instituição financeira. Mas, além de não funcionar como agência de fomento das atividades ligadas ao turismo, o banco, através da BBTur, tem "atuado agressivamente no mercado nacional como agente de viagens e como operadora", afirmou.
Moreira Mendes citou a utilização das malas diretas do BB e de seus produtos, como cartões de crédito, como meio de propaganda da BBTur. Referiu-se também a despesa de US$ 5 milhões pelo fretamento do transatlântico Exctasy para a venda de cruzeiros marítimos para o próximo réveillon, em atuação desleal e desigual, conforme a opinião da maioria dos agentes de viagem, segundo o senador.
Outra forma de sufocar as pequenas agências, apontou Moreira Mendes, tem sido a exigência, feita pelo Banco do Brasil para a concessão de empréstimos, de que as agências transfiram a sua conta de viagens - como passagens, pacotes, hotéis e locação de veículos - para a BBTur.

21/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE DENÚNCIAS DE CONCORRÊNCIA ILEGAL

MOREIRA MENDES ACUSA MST DE PRATICAR IRREGULARIDADES

MOREIRA MENDES ACUSA RAUP DE CORROMPER CORRELIGIONÁRIO

Miguel Jorge: Governo vai proteger o mercado brasileiro de concorrência predatória

Falta de unidade na legislação pode provocar concorrência predatória entre estados, alerta Jobim

SUPLICY ACUSA MULTINACIONAL POR PRÁTICA DE CONCORRÊNCIA DESLEAL