MOREIRA MENDES ACUSA MST DE PRATICAR IRREGULARIDADES



O Executivo e o Judiciário devem investigar as irregularidades que estariam sendo praticadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O apelo foi feito nesta terça-feira (dia 10) pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO). Para ele, o MST leva a agitação ao campo e desorganiza a agricultura com o objetivo de desestabilizar o governo. O senador criticou a invasão de propriedades, a ocupação de prédios públicos e a cobrança de comissões sobre os financiamentos concedidos para os assentamentos.

Moreira Mendes disse que em Rondônia o MST cobra entre 3% e 11% dos assentados que recebem financiamento para iniciar suas atividades, segundo revelou uma sindicância realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

- Existem quadrilhas infiltradas no MST que estão explorando, oprimindo, constrangendo e extorquindo o menos avisado homem do campo - denunciou o senador.

Duas reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, deixam claro, segundo Moreira Mendes, a intransigência do MST. "O real objetivo do MST não é mais resolver o problema de quem não tem terra e transformar essas famílias em pequenos agricultores", frisou. O senador reconheceu a nobreza de propósito que norteou a criação do MST em defesa de uma causa extremamente justa, mas lamentou a transformação do movimento "em um instrumento de manipulação e de coação".

10/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES ACUSA RAUP DE CORROMPER CORRELIGIONÁRIO

MOREIRA MENDES ACUSA BBTUR DE CONCORRÊNCIA PREDATÓRIA

Moreira Mendes é o relator sobre indícios de irregularidades no DF

Mozarildo acusa governador de Roraima de praticar corrupção

José Jorge acusa coordenação da campanha de Lula de praticar "terrorismo eleitoral"

Moreira Mendes registra Dia da Romênia