Moreira Mendes alerta o Senado para trajetória de Valdir Raupp



Em discurso nesta sexta-feira (6), o senador Moreira Mendes (PFL-RO) relacionou uma série de denúncias e acusações contra o ex-governador de Rondônia e senador eleito Valdir Raupp, afirmando que o fazia para que os senadores da próxima legislatura tomassem consciência de tais fatos e pudessem adotar as providências que o Código de Ética e Decoro Parlamentar exige.

- Esta Casa receberá, com um mandato de oito anos, uma pessoa na qual eu quero que os senhores prestem muita atenção. Enquanto homem público, ele tem marcado sua trajetória com ações nada elogiáveis - disse.

O senador, cujo mandato encerra-se em 31 de janeiro, leu sentença de 12 de setembro último na qual Raupp é condenado pelo Juízo Criminal a seis anos de reclusão, como incurso duas vezes em crime de peculato, além de dias-multa e perda de cargo ou função pública. E pediu aos demais senadores que não permitam que o Senado sirva de -refúgio para um malfeitor-.

Moreira Mendes referiu-se ainda a atos de Raupp em benefício de colaboradores de sua campanha eleitoral ao governo de Rondônia e decisões danosas ao Banco do Estado de Rondônia (Beron) adotadas pelo senador eleito quando era governador, em 1995. Citou alguns escândalos e outras -mazelas administrativas- ocorridas durante os quatro anos do governo de Raupp e afirmou que o parecer prévio do Tribunal de Contas do estado foi desfavorável às contas do governador nos exercícios de 1998 e 1999.

- Observem o panorama de insensatez e delinqüência que desenhou esse governo. Foram surrupiados recursos das nossas crianças, dos doentes, do meio ambiente, da energia elétrica e das estradas - disse o senador, acrescentando que -os efeitos nefastos- do governo Raupp deverão se entender por mais 26 anos, em conseqüência de dívidas decorrentes de sua má gestão.

Moreira Mendes citou falhas da legislação que, em sua opinião, franqueiam -o acesso de ímprobos administradores, de delinqüentes gestores aos cargos que bem entenderem postular-.

- Um mandato de senador não pode acobertar tanta iniqüidade. Contudo, se esta Casa não velar rigorosamente, como tem feito, certamente que nos descaminhos do tráfico de influência todo o trajeto que já foi andado para fazer cair sobre esta pessoa a pesada mão da Justiça poderá se quedar ineficaz, e mais uma vez restará ao cidadão brasileiro, ao cidadão de Rondônia, a frustração de não ver a verdade aflorar e os delinqüentes de colarinho branco serem justiçados - disse o senador.



06/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes diz que Valdir Raupp se beneficia das obras da BR-429

MOREIRA MENDES: VALDIR RAUPP PERDE DIREITOS POLÍTICOS

Valdir Raupp lembra trajetória do ensino técnico federal no Brasil

Moreira Mendes alerta para perdas resultantes da renúncia fiscal

MOREIRA MENDES ALERTA PARA POSSÍVEL DESVIO DE RECURSOS DO DNER

Valdir Raupp alerta para fim do imposto sindical