Valdir Raupp alerta para fim do imposto sindical



A proposta de reforma sindical, que acaba com o imposto sindical e as contribuições relacionadas com a manutenção do -Sistema S-, foi apontada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) como uma ameaça à qualidade e à continuidade das atividades de ensino mantidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Segundo Raupp, a proposta acabou unindo as entidades atingidas ao empresariado que, em reunião com o chefe da Casa Civil, José Dirceu, conseguiram a promessa de não-inclusão do tema nas reformas propostas pelo governo federal, em troca da convocação de um fórum do -Sistema S-, que foi instalado no último dia 21 de agosto, sob a coordenação do ex-deputado Jair Meneguelli.

- O centro dos debates está na consolidação de uma gestão tripartite do sistema, com participação de empresários, trabalhadores e governo, que permite sua adequação aos tempos que estamos vivendo, com seus novos paradigmas políticos, sociais e econômicos - adiantou.

Valdir Raupp convocou os parlamentares a apoiarem integralmente o esforço dessas entidades para manter a qualidade dos serviços oferecidos e para modernizar a sua gestão.

- Enfraquecê-las ou, pior, destruí-las a pretexto de baixar o tão citado custo Brasil, será um erro irreparável - advertiu. Raupp ainda sugeriu o estreitamento das relações entre as entidades de educação técnica públicas e as escolas do -Sistema S-, como forma de instituir mecanismos de parceira e transferência de experiências para salvar a rede pública -de um vexame equivalente ao fracasso da proposta de ensino profissionalizante do período militar-.



06/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes alerta o Senado para trajetória de Valdir Raupp

Valdir Raupp propõe acordo para desmatamento zero

Valdir Raupp manifesta expectativa de aumento das exportações para o Irã

Para Valdir Raupp, burocracia emperra obras de logística

Valdir Raupp destaca projetos de energia para Rondônia

Valdir Raupp defende contratação de servidores para o INSS