Moreira Mendes aplaude indicação de Hamilton Casara para o Ibama



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) apoiou a indicação do engenheiro Hamilton Nobre Casara para a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Ele afirmou que um filho de Rondônia, nascido e criado na floresta, com uma carreira dedicada à defesa da Amazônia e do Meio Ambiente, conhece melhor do que ninguém os problemas ambientais e os desafios que as populações tradicionais enfrentam.

Segundo o parlamentar, desde que assumiu a presidência do Ibama, no dia 16 de janeiro, Casara implantou a "tolerância zero" para os infratores e para o crime ambiental, fortalecendo os mecanismos de defesa para reservas indígenas, reservas extrativistas, parques nacionais e demais áreas de proteção ambiental.

Para Moreira Mendes, Casara assume o Ibama com a determinação de promover parcerias com a sociedade civil organizada, Estados e Municípios, visando a desenvolver ações voltadas para a educação ambiental. "Ele defende uma agenda de trabalho que "nasça das pontas", permitindo à direção do Instituto promover meios para fortalecimento de suas unidades em todo o Brasil", acrescentou o parlamentar.

Em aparte, o senador Amir Lando (PMDB-RO) também louvou o presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, pela escolha de Casara. Lando enfatizou sua biografia de técnico competente, com raízes em família de pioneiros no desenvolvimento de projetos na Amazônia, sempre agindo em perfeita sintonia com a proteção ecológica.

30/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes aplaude trabalho voluntário no Brasil

MOREIRA MENDES PEDE REVOGAÇÃO DE ATOS DO MMA E DO IBAMA

Moreira Mendes denuncia falta de ação do Ibama na Ponta do Abunã

Senado aprova indicação de Carlos Hamilton Araújo para diretor do BC

Moreira Mendes defende incentivos para o café

MOREIRA MENDES PEDE AUMENTO PARA SERVIDORES