Moreira Mendes aplaude trabalho voluntário no Brasil
Dados divulgados pela empresa Kanitz & Associados no estudo "Filantropia 400 - Guia da Filantropia de 2001 - As maiores entidades beneficentes do Brasil" relativos ao período que vai de 1997 a 1999 levam à conclusão, segundo o senador, de que o trabalho nas quatrocentas maiores entidades filantrópicas brasileiras cresceu 42%.
Moreira Mendes citou ainda matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, na edição de 22 de janeiro último, segundo a qual o Brasil já é o quinto do mundo em número de voluntários, com 22% dos adultos trabalhando em programas sociais. Ainda de acordo com o jornal, na França esse percentual é de 23%, o que, na opinião do senador, ilustra o enorme engajamento da sociedade brasileira.
Para o parlamentar, o dado novo na atuação do voluntariado é o surgimento de mecanismos organizados fora do âmbito do governo para reagir a problemas sociais, ambientais e de desenvolvimento. Entre os programas que o parlamentar deu mais destaque, está o Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em 1962 e que presta, por telefone, assistência a suicidas em potencial, oferecendo a pessoas que perderam a vontade de viver todo o apoio necessário para que se sintam amparadas psicologicamente.
O Comunidade Solidária também mereceu comentários elogiosos do senador. Na sua avaliação, sob o comando "lúcido" da primeira-dama, a antropóloga Ruth Cardoso, o programa tem sido muito bem sucedido na tarefa de erradicar o analfabetismo.
18/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Moreira Mendes aplaude indicação de Hamilton Casara para o Ibama
Moreira Mendes destaca trabalho em prol de Rondônia
MOREIRA MENDES DEFENDE FIM DOS BINGOS NO BRASIL
Moreira Mendes quer dinamizar comércio do Brasil com Taiwan
MOREIRA MENDES DESTACA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO BRASIL NA ANTÁRTICA
MUNDO LOGO SABERÁ QUE BRASIL É O MAIS BELO PAÍS, PREVÊ MOREIRA MENDES