Moreira Mendes elogia modelo adotado para uso da água no país



Ao registrar a realização, no último dia 26, do 1º Encontro das Águas de Rondônia, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) elogiou o modelo de gestão participativa e integrada adotado pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, implantado em 1997. Por este modelo, a administração da água é exercida por um sistema democrático, que abrange vários órgãos e entidades, usuários e organizações da sociedade civil.

Moreira Mendes lamentou a distribuição irregular de recursos hídricos nas regiões do Brasil. O Norte fica com mais de 68% dos recursos hídricos de superfície e o volume restante é distribuído de forma irregular pela demais regiões. Assim, o Centro-Oeste fica com 16%, o Sul com 6,5%, o Sudeste com 6% e o Nordeste com apenas 3,3% das águas doces do país.

Conforme o senador, 26 países dispõem de menos de mil metros cúbicos anuais de água por habitante, índice considerado pelos padrões internacionais como uma verdadeira situação de emergência. Ele informou que 40% da população da Terra encontram-se em condições críticas de disponibilidade de água e, nos próximos anos, este percentual deverá atingir 50%. Isso significa crescimento das moléstias e dos índices de mortalidade em várias partes do Planeta.

05/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes: país perdeu o dom e a inspiração para crescer

MOREIRA MENDES ELOGIA EFICIÊNCIA DO TSE E PROPÕE MUDANÇAS NA LEI

MOREIRA MENDES ELOGIA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

Moreira Mendes elogia Festival do Turismo de Gramado

Moreira Mendes elogia Programa de Mecanização Agrícola em Rondônia

Moreira Mendes destaca a importância do incentivo ao turismo no país