Moreira Mendes: país perdeu o dom e a inspiração para crescer
- Parece que perdemos o dom e a inspiração para o crescimento e o desenvolvimento. Empreender e crescer são condições indispensáveis. Sem isso, outras metas irão por água abaixo - disse Moreira Mendes, ao enaltecer três aspectos positivos dos governos democráticos, com destaque para o atual: controle da inflação, maior atenção às questões sociais e melhora da educação.
Moreira Mendes registrou que, no período dos governos militares, o país desenvolveu a indústria pesada e abriu caminho para a implantação de uma infra-estrutura moderna. E mais: a produção de energia elétrica cresceu, bem como a produção de petróleo. O país ganhou também uma rede moderna de telecomunicações e de rodovias, lembrou.
Para o senador, algo se perdeu no caminho para a democracia, que necessita ser descoberto.
- Tem sido a democracia prejudicada pelo desequilíbrio demográfico e inchaço metropolitano, com as decorrentes pressões por investimentos sociais, superando a capacidade produtiva da porção mais operosa da sociedade? Será que perdemos a inspiração de saber estimular o empreendedor, o criador de oportunidades e riquezas? - indagou Moreira Mendes, pedindo reflexão sobre o tema.
31/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Moreira Mendes: sociedade perdeu a confiança na polícia
Moreira Mendes elogia modelo adotado para uso da água no país
Moreira Mendes destaca a importância do incentivo ao turismo no país
MUNDO LOGO SABERÁ QUE BRASIL É O MAIS BELO PAÍS, PREVÊ MOREIRA MENDES
Moreira Mendes defende incentivos para o café
MOREIRA MENDES PEDE AUMENTO PARA SERVIDORES