MOREIRA MENDES ELOGIA EFICIÊNCIA DO TSE E PROPÕE MUDANÇAS NA LEI



Ao dar um voto de louvor e reconhecimento à Justiça Eleitoral e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Néri da Silveira, pelo sucesso da eleições municipais, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) lembrou a necessidade de uma reforma político-partidária que aperfeiçoe a democracia e o processo eleitoral brasileiro.

- Já é hora de termos coragem para promover as mudanças necessárias, com a instituição da fidelidade partidária, o financiamento público das campanhas, o voto distrital misto, a extinção das coligações nas eleições proporcionais e revisão deste sistema proporcional injusto e cruel, que muitas vezes não dá legitimidade ao pleito e contraria a vontade do povo - disse Moreira Mendes.

Moreira Mendes pediu a aprovação pela Câmara dos Deputados de seu projeto de lei que institui punição para fraudadores de eleições. Ele admitiu que a instituição da votação eletrônica reduziu muito a possibilidade de fraude no processo eleitoral. Mas, para evitar que uma pessoa vote por outra, o senador acha que o título de eleitor deve trazer a fotografia e a qualificação profissonal do eleitor.

Moreira Mendes acha que o ideal seria que o eleitor votasse consciente de que está escolhendo seus representantes, e não para se livrar de multas e punições. "O voto é um direito que deve ser exercido espontâneamente, e não por obrigação", disse o senador.

05/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes pede mudanças na MP do Código Florestal

Definição sobre mudanças na CLT sai até março, garante Moreira Mendes

Moreira Mendes propõe valorização de policial

MOREIRA MENDES PROPÕE CRIAÇÃO DO FUNSEG

MOREIRA MENDES ELOGIA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

Moreira Mendes elogia Festival do Turismo de Gramado