Moreira Mendes faz apelo para que Senado retome suas atividades legislativas
Moreira Mendes enfatizou não estar defendendo que se ignorem as graves denúncias que têm surgido nos últimos tempos. Ao contrário, reivindicou a imediata e cabal apuração de todos esses fatos pelo Ministério Público e demais órgãos competentes, observando que acusações graves foram feitas por figuras poderosas do país, pretendendo atingir outras, igualmente poderosas.
O senador afirmou estar fazendo um "singelo apelo à razão", por entender que crises conjunturais não podem assumir uma dimensão tal que acabem por paralisar o país. E disse que, depois de vencidos a inflação e o flagelo de uma economia desgovernada, o mínimo que a Nação espera de seus governantes é que deixem os setores produtivos trabalharem em paz. "O povo não quer revolução, ele quer trabalho de seus parlamentares e postos de trabalho para os brasileiros desempregados", disse.
Moreira Mendes fez um relato das muitas situações de crise que o Brasil conseguiu debelar, desde sua independência em 1822. O país, destacou, sempre pôde contar com a lucidez de grandes lideranças para ajudá-lo a vencer as turbulências. "Penso, hoje, em estadistas como José Sarney e Marco Maciel, entre outros, que reúnem as qualidades para encaminhar saídas corretas para a crise política pela qual passamos", disse.
O parlamentar protestou contra a "novela infindável" que, há 60 dias, distancia o Parlamento de seus reais objetivos: elaborar e aprovar projetos de lei e votar as reformas constitucionais de que o Brasil precisa. "Vamos fazer nossa parte, trabalhando por um Brasil melhor", concluiu.
Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães lembrou que um das missões mais importantes do Parlamento é fiscalizar o Executivo. "Fatos inacreditáveis estão acontecendo no país e é nosso dever apurar, com rigor", afirmou.
26/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim faz balanço de suas atividades legislativas em 2009
Senado amplia suas prerrogativas e busca qualificar decisões legislativas
Senado amplia suas prerrogativas e busca qualificar decisões legislativas
Senado deve prorrogar atividades legislativas
Moreira Mendes alerta o Senado para trajetória de Valdir Raupp
MOREIRA MENDES DEFENDE ISENÇÃO DE IPI PARA CAMINHONEIROS EM ENTREVISTA À TV SENADO