Moreira Mendes faz apelo para que Senado retome suas atividades legislativas



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) fez um apelo, nesta segunda-feira (dia 26), para que o Senado retome, imediatamente, suas atividades legislativas. "Não podemos permitir que a Casa se transforme num Tribunal de Inquisição, com a instalação de uma CPI tão genérica que somente irá dar holofotes aos partidos de oposição e prejudicar o país, paralisando a sociedade e o Parlamento", afirmou.

Moreira Mendes enfatizou não estar defendendo que se ignorem as graves denúncias que têm surgido nos últimos tempos. Ao contrário, reivindicou a imediata e cabal apuração de todos esses fatos pelo Ministério Público e demais órgãos competentes, observando que acusações graves foram feitas por figuras poderosas do país, pretendendo atingir outras, igualmente poderosas.

O senador afirmou estar fazendo um "singelo apelo à razão", por entender que crises conjunturais não podem assumir uma dimensão tal que acabem por paralisar o país. E disse que, depois de vencidos a inflação e o flagelo de uma economia desgovernada, o mínimo que a Nação espera de seus governantes é que deixem os setores produtivos trabalharem em paz. "O povo não quer revolução, ele quer trabalho de seus parlamentares e postos de trabalho para os brasileiros desempregados", disse.

Moreira Mendes fez um relato das muitas situações de crise que o Brasil conseguiu debelar, desde sua independência em 1822. O país, destacou, sempre pôde contar com a lucidez de grandes lideranças para ajudá-lo a vencer as turbulências. "Penso, hoje, em estadistas como José Sarney e Marco Maciel, entre outros, que reúnem as qualidades para encaminhar saídas corretas para a crise política pela qual passamos", disse.

O parlamentar protestou contra a "novela infindável" que, há 60 dias, distancia o Parlamento de seus reais objetivos: elaborar e aprovar projetos de lei e votar as reformas constitucionais de que o Brasil precisa. "Vamos fazer nossa parte, trabalhando por um Brasil melhor", concluiu.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães lembrou que um das missões mais importantes do Parlamento é fiscalizar o Executivo. "Fatos inacreditáveis estão acontecendo no país e é nosso dever apurar, com rigor", afirmou.

26/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim faz balanço de suas atividades legislativas em 2009

Senado amplia suas prerrogativas e busca qualificar decisões legislativas

Senado amplia suas prerrogativas e busca qualificar decisões legislativas

Senado deve prorrogar atividades legislativas

Moreira Mendes alerta o Senado para trajetória de Valdir Raupp

MOREIRA MENDES DEFENDE ISENÇÃO DE IPI PARA CAMINHONEIROS EM ENTREVISTA À TV SENADO