Moreira Mendes louva papel do Banco da Terra
Ao avaliar que a reforma agrária não é o principal objetivo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o senador Moreira Mendes (PFL-RO) disse nesta quarta-feira (17) que, da parte do governo federal, existem objetivas ações em andamento para viabilizá-la. Ele elogiou sobretudo o Banco da Terra, instituição que está beneficiando o estado de Rondônia.
Moreira Mendes informou que, num dos últimos atos de Raul Jungman antes de deixar o cargo, foi assinado um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o governo de Rondônia que fortalecerá a economia do estado, pois o convênio resultará em crédito fácil, barato e desburocratizado para o trabalhador.
O Banco da Terra, afirmou o senador, vai incrementar o mercado imobiliário rural, com a realização de inúmeros negócios envolvendo propriedades rurais, valorizando terras e, portanto, recuperando seu valor real. De acordo com o senador, a instituição permite a redução dos conflitos sociais rurais mediante a facilidade de acesso à propriedade, sem brigas, passeatas ou invasões.
Moreira Mendes também disse que o Banco da Terra promove a geração de milhares de empregos diretos e indiretos no campo e nas cidades. Segundo explicou, o banco opera como agente financeiro de negócios imobiliários para pequenas propriedades. Estabelecido o preço, a proposta é levada ao banco, que cuidará da avaliação do imóvel e da liberação do dinheiro diretamente para o vendedor.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez restrições à avaliação de Moreira Mendes em relação ao MST e disse que entre as razões da desigualdade da renda no Brasil está a desigualdade da posse da terra. Também em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que, mais importante que o Banco da Terra, é uma discussão sobre as áreas agricultáveis do país.
17/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES PROTESTA CONTRA INVASÕES DOS SEM-TERRA
MOREIRA MENDES FALA À TV SENADO SOBRE DIVÍDAS DO BANCO DE RONDÔNIA
Moreira Mendes registra Dia da Romênia
MOREIRA MENDES EXIGE INFORMAÇÕES DO BB
Moreira Mendes defende flexibilização da CLT
MOREIRA MENDES HOMENAGEIA RONDÔNIA