MOREIRA MENDES PROPÕE CRIAÇÃO DO FUNSEG



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) propôs, nesta quarta-feira (dia 10), a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública (Funseg), que teria como objetivo a modernização do aparelho policial. Como fontes para o fundo, o senador sugere dotações orçamentárias da União, doações, contribuições em dinheiro, valores, bens móveis e imóveis provenientes de pessoas físicas, jurídicas e de organismos ou entidades nacionais ou estrangeiras.
Outras fontes apontadas por Moreira Mendes seriam convênios, contratos e acordos firmados com entidades públicas ou privadas, e, ainda, 3% do montante arrecado dos concursos de prognósticos, sorteios e loterias, no âmbito do governo. Ele aponta ainda para os rendimentos de qualquer natureza, decorrentes de aplicação do patrimônio deste Fundo.O senador propõe que 85 % dos recursos arrecadados pelo Funseg sejam destinados aos estados integrantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, e os outros 15% sejam distribuídos para as regiões Sul e Sudeste.
Os senadores Bernardo Cabral (PFL-AM) e Romeu Tuma (PFL-SP) aplaudiram a proposta de Moreira Mendes. Cabral concordou com a exposição de Mendes, lembrando que a sociedade brasileira já perdeu sua tranqüilidade, por causa da violência. Romeu Tuma defendeu o aumento de investimentos para aparelhar as polícias. Para ele, é preciso devolver a dignidade aos policiais.

10/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes propõe valorização de policial

MOREIRA MENDES ELOGIA EFICIÊNCIA DO TSE E PROPÕE MUDANÇAS NA LEI

MOREIRA MENDES DEFENDE CRIAÇÃO DE CONFEDERAÇÃO DO TURISMO

Moreira Mendes propõe ampliação do funcionamento de serviços de saúde

Moreira Mendes propõe carreira de fiscais federais de mineração

MOREIRA MENDES PROPÕE INCREMENTO DO TURISMO ECOLÓGICO NA AMAZÔNIA