Moreira Mendes propõe valorização de policial



A qualificação militar de difícil formação poderá ser contabilizada como título para fins de pontuação nos processos seletivos destinados a ingresso nas polícias militares, de acordo com projeto de lei do senador Moreira Mendes (PFL-RO) encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa. São classificadas como qualificação de difícil formação as especializações em pára-quedismo, tiro de precisão, camuflagem, explosivos e mergulho.

O objetivo do projeto, observou Moreira Mendes, é o de contribuir para o aprimoramento das condições de segurança pública no país. Para o senador, um dos maiores problemas enfrentados pelas polícias militares é a falta de pessoal qualificado para atuar nas diferentes atividades que envolvem a segurança. Caso o projeto seja aprovado pela CCJ, seguirá direto para análise da Câmara, desde que não haja recurso para que seja examinado pelo Plenário do Senado.

A idéia de apresentar a proposição, observou o senador, nasceu depois que ele tomou conhecimento, pela imprensa, de que cerca de dois mil soldados e cabos do Exército altamente especializados estariam na iminência de ser dispensados, por estarem perto de completar 10 anos de atividade, o que lhes daria estabilidade nessa Força.

- O fato é que esses militares, com idade média de 26 anos, após a dispensa, poderão ter dificuldades para encontrar trabalho. Por isso é que o projeto abre espaço para que os militares especializados tenham incentivos para ingressar nas polícias militares - acrescentou Moreira Mendes, para quem os ex- cabos e soldados especializados teriam papel decisivo no combate ao crime.



27/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES PROPÕE CRIAÇÃO DO FUNSEG

MOREIRA MENDES ELOGIA EFICIÊNCIA DO TSE E PROPÕE MUDANÇAS NA LEI

Moreira Mendes propõe ampliação do funcionamento de serviços de saúde

Moreira Mendes propõe carreira de fiscais federais de mineração

MOREIRA MENDES PROPÕE INCREMENTO DO TURISMO ECOLÓGICO NA AMAZÔNIA

MOREIRA MENDES PROPÕE SELO PARA COMEMORAR SEMANA DO EXCEPCIONAL