Morte do prefeito do PT- Bancada gaúcha divulga nota
2- Nossa bancada repudia toda e qualquer forma de violência, seja a motivada por questões políticas, como a execução de prefeitos do PT, seja aquelas alimentadas pela cultura da violência, associada a um modelo econômico excludente e incentivada permanentemente pela confiança na impunidade. O primeiro tipo , ao que tudo indica, ceifou a vida do prefeito de Santo André e, anteriormente, a do prefeito de Campinas, Toninho do PT. Foi ela também a responsável pela emboscada ao líder do MST, José Rainha, e por atentados contra prefeitos, vereadores e lideranças de nosso partido. A segunda forma de violência, não menos nefasta, é a responsável pela morte de milhares de brasileiros anônimos todos os dias.
3- Lideranças nacionais dos mais diversos partidos se manifestaram a respeito da morte do prefeito de Santo André, reafirmando a orientação que o governo gaúcho adotou na área da segurança pública. O país se dá conta de que polícia eficiente não é sinônimo de polícia violenta, mas de homens e mulheres preparados tecnicamente para coibir e solucionar os crimes, primeiro passo para acabar com a impunidade. Também fica evidente que é preciso incentivar os bons policiais e combater a banda podre, ação que nosso governo vem desencadeando desde que assumiu, tendo enfrentado, por isso, enormes reações, tanto dentro das corporações policiais quanto no meio político.
4- Por outro lado, as autoridades federais têm se mostrado ineficazes e complacentes no combate ao crime organizado, cuja ousadia e preparo é surpreende a cada dia. Assim, assistimos ao alastramento deste tipo de prática em todo o tecido social, com infiltrações, inclusive, nas esferas institucionais de poder, sem que o governo federal esboce uma reação capaz de inibi-la.
5- Por fim, clamanos por uma investigação rigorosa sobre a morte dos prefeitos de Campinas e Santo André e pela punição dos responsáveis. Ao mesmo tempo, reafirmamos nossa convicção de que a cultura da violência em nosso país só será vencida pela cultura da solidariedade, ou seja, a inclusão de toda população em um novo modelo, que tenha como principal vetor a construção da cidadania plena.
Elvino Bohn Gass - Líder da bancada do PT
01/21/2002
Artigos Relacionados
Bancada do PPS divulga nota
Bancada do PMDB divulga nota em solidariedade a Jader Barbalho
Renan divulga nota lamentando a morte de Ruy Mesquita
Arthur Virgílio divulga nota lamentando morte de ACM
Esporte divulga nota de pesar pela morte de operário
BNDES divulga nota lamentando morte de Francisco Gros