Motéis poderão ser obrigados a fornecer preservativos



Motéis, estabelecimentos tipo drive-in e similares poderão ser obrigados a distribuir folhetos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e fornecer gratuitamente preservativos. Projeto neste sentido, que está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para decisão terminativa, foi apresentado pela senadora Maria do Carmo Alves (PFL-AL).

Os preservativos deverão obedecer às especificações técnicas e portar o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). O conteúdo do folheto educativo deverá conter explicações sobre o uso do preservativo e sua importância para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O descumprimento da lei implicará em multa e, no caso de reincidência, na suspensão temporária ou definitiva do funcionamento do motel ou drive-in.

-O projeto visa reforçar a política de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids, dividindo a responsabilidade pelo controle dessas doenças no país. Vale lembrar que os estados da Bahia, Espírito Santo e São Paulo, além do município de Porto Alegre já aprovaram lei de conteúdo similar-, argumenta Maria do Carmo Alves.



27/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que obriga motéis a fornecer preservativos vai à Câmara

Projeto de Maria do Carmo obriga motéis a fornecerem preservativos

Maria do Carmo propõe fornecimento gratuito de preservativos masculinos em motéis

Planos de saúde serão obrigados a fornecer bolsas de colostomia e urostomia

Planos de saúde serão obrigados a fornecer o número do cartão SUS a seus clientes

Estados e municípios podem ser obrigados a fornecer detalhes sobre recursos recebidos da União