Novo limite de velocidade não evita pardais, alerta Foscarini



Autor da lei que permite aos gaúchos andar mais rápido diz que é preciso responsabilidade dos motoristas e adverte que risco de multas permanece


O aumento do limite de velocidade em alguns trechos de estradas gaúchas foi bem recebido pelo autor da lei que permite esta ampliação nas estradas sob concessão com pista perfeita e sinalizada, deputado Jair Foscarini (PMDB), que no entanto, adverte para a responsabilidade que isso significa para os motoristas e o risco de multas que ainda existe.

- A correria não foi liberada. A restrição à velocidade em trechos urbanos é importante para a segurança das populações, mas sabemos da disposição das autoridades do governo para faturar com multas, colocando pardais dissimulados e em locais não necessários, confundindo o motorista. É preciso respeitar os limites, é preciso manter o veículo em boas condições de tráfego porém, o motorista deve denunciar o que entender que esteja errado na sinalização porque não podemos aceitar armadilhas - disse Foscarini que, em novembro, precisou de muita articulação para derrubar, na Assembléia Legislativa, o veto do Governador do Estado ao seu projeto sobre os limites de velocidade. O deputado apresentou o projeto de lei atendendo solicitações de cidadãos e de entidades representantes de motoristas que não se conformavam com multas para velocidade de 58 km/h, em média, em locais isolados. Foscarini entende que as previsões do Governo de faturar R$ 1,3 bilhão com multas até o final do mandato é uma ameaça aos contribuintes gaúchos.

Já foram ampliados os limites de velocidade em trechos da BR 116 - Barra do Ribeiro/Camaquã -, da RS 135 - Passo Fundo/Getúlio Vargas -, da RS 223 - Tio Hugo/Ibirubá - e da BR 471 - Santa Cruz do Sul/Pantano Grande. Estão sendo concluídos os estudos de viabilidade técnica para a ampliação dos limites em trechos da BR 290 - Eldorado do Sul/Caçapava - e da BR 116 - Vacaria/Santa Catarina.

No total, estudo do governo do Estado admite um grupo de 12 estradas com condições de aceitar ampliação dos limites de velocidade.


02/01/2002


Artigos Relacionados


Foscarini alerta que novo limite de velocidade não evita pardais

Novo limite de velocidade reduz faturamento do Estado com pardais

Motoristas do Vale dos Sinos pedem defesa do novo limite de velocidade

Artesp unifica limite de velocidade para 50 km/h na Anchieta

CCJ debaterá limite de velocidade para motoboys e mototaxis

Assembléia aprova aumento no limite de velocidade nas estradas gaúchas