Motta protesta contra contaminação de trabalhadores de siderúrgica



O senador João Batista Motta (PMDB-ES) protestou nesta terça-feira (30) contra a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) por ter tentado desmoralizar o jornal A Gazeta, que veiculou relatório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança do Trabalho (Fundacentro), órgão do governo, denunciando que os trabalhadores da CST estão sendo expostos a produtos tóxicos, que podem causar câncer no sangue. Segundo o senador, a denúncia é fundamentada em testes realizados no ano passado, que comprovam que, nos casos mais graves, funcionários da empresa ficam expostos a partículas, gazes e vapores, em especial o benzeno, "altamente cancerígeno".

A CST alega que as informações foram coletadas superficialmente, mas Motta argumentou que a vistoria constatou que havia vazamento de gás com benzeno. O senador considerou que a matéria do jornal foi elaborada em consonância com os princípios do bom jornalismo, procurando ouvir a empresa, mas disse que o mais provável é que a companhia não tem respostas convincentes para o caso.

Motta lembrou que a investigação da Fundacentro se deu com base em denúncias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Espírito Santo ao Ministério do Trabalho. De acordo com o senador, o relatório aponta que 497 funcionários, incluindo menores aprendizes, correm perigo por estarem expostos a agentes químicos de alta periculosidade, especialmente nas coquerias, onde é produzido o combustível das unidades de laminação.



30/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jereissati protesta contra decisão da Petrobras de quebrar contrato com siderúrgica no Ceará

Ademir protesta contra despejos de trabalhadores rurais no Pará

Motta critica ação de ONGs contra desenvolvimento da carcinicultura

Ideli protesta contra utilização de adesivo contra Lula: "é preconceituoso"

Mão Santa protesta contra processo aberto contra ele no Piauí

Líder do PSOL protesta contra decisão de arquivamento do processo contra juíza que manteve adolescente presa com homens