Jereissati protesta contra decisão da Petrobras de quebrar contrato com siderúrgica no Ceará



O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) protestou em Plenário, nesta quarta-feira (22), contra uma decisão anunciada pela Petrobras de rever os preços de fornecimento de gás natural para o funcionamento de um complexo siderúrgico em construção no Ceará.

Jereissati disse que a construção da usina siderúrgica, por ter sido utilizada pelo presidente Lula na campanha eleitoral e pelo significativo impacto no desenvolvimento econômico de seu estado, não poderia ser inviabilizada por razões de retorno financeiro negativo como as alegadas pela Petrobras devido ao aumento do preço do gás importado pelo Brasil da Bolívia.

- Acabo de receber a notícia de que o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, comunicou ao consórcio italiano-coreano que estava cancelando e quebrando unilateralmente o contrato da construção dessa siderúrgica, anunciada e cantada pelo presidente da República como obra fundamental e grande obra de seu governo - disse.

Durante o pronunciamento de Jereissati, Eduardo Suplicy (PT-SP), entrou em contato com a direção da estatal e informou que a decisão quebra de contrato ainda não é definitiva e que novas negociações deverão ser retomadas com os investidores estrangeiros participantes do empreendimento. Suplicy disse ainda que, em razão de viagem do presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, deverá providenciar esclarecimentos completos sobre o assunto nos próximos dias.

Em apartes, os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), Patrícia Saboya (PSB-CE), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) manifestaram seu apoio ao discurso de Jereissati. Heráclito, ao final da discussão, propôs o encaminhamento de convite ao diretor de produção da estatal, Hildo Sauer, para prestar esclarecimentos à Comissão de Serviços deInfra-Estrutura (CI), da qual é presidente.

22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy transmite esclarecimentos da Petrobras sobre Usina Siderúrgica do Ceará

Presidente da Petrobras e ministro de Minas e Energia discutem construção de siderúrgica no Ceará e crise do gás

Motta protesta contra contaminação de trabalhadores de siderúrgica

Jereissati protesta contra crise na aviação civil e recebe o apoio de 20 senadores

Collor protesta contra cancelamento de contrato dos EUA com a Embraer

Patrícia cobra de Lula construção de siderúrgica no Ceará