Movimento Camponês Popular pede renegociação da dívida dos pequenos agricultores



A coordenação nacional do Movimento Camponês Popular (MCP), que promove em Brasília a Jornada de Lutas em Defesa da Agricultura Camponesa e do Meio Ambiente, apresentou à Secretaria-Geral da Presidência nesta terça-feira (5). Até sexta-feira (8), cerca de 3 mil agricultores realizam várias mobilizações na capital federal e encontros com integrantes do governo federal.

O movimento, criado em 2008, apresentou ao ministro Gilberto Carvalho uma pauta de reivindicações com 16 itens, dentre eles: renegociação e solução definitiva das dívidas dos pequenos agricultores; seguro de renda; preços dos produtos e garantias de comercialização; programa de agroindústria cooperativada; assistência técnica, capacitação e pesquisa; fim dos impostos sobre a produção camponesa; educação; moradia; água e cisternas; previdência social; políticas para as mulheres; energia; e habitação.

De acordo com Altacir Bunde, coordenador nacional do MCP, o principal ponto da pauta é a renegociação das dívidas referentes ao Pronaf que cerca de 800 mil famílias de pequenos agricultores têm com bancos. “Muitos destes agricultores já estão na dívida ativa da União e sem condições de financiar a próxima safra”, afirmou Bunde.

O MCP quer debater com o governo federal o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos agricultores familiares e reivindicam, por exemplo, o desenvolvimento de tecnologia nacional para a construção de maquinário adaptado às pequenas propriedades. “Existem no País 4,5 milhões de pequenas propriedades. Os equipamentos fabricados no Brasil não servem para mecanizar pequenas propriedades rurais”, disse ainda o coordenador do movimento.

O ministro Gilberto Carvalho considerou qualificada a pauta de reivindicações e garantiu que o governo federal tem todo interesse em debatê-la. Ele convidou os integrantes do MCP a dialogar sobre as políticas públicas e avaliá-las e disse esperar uma unificação da pauta de reivindicações de todos os movimentos sociais do campo.

 

Fonte:

Secretaria-Geral da Presidência



05/06/2012 20:09


Artigos Relacionados


Governo recebe manifestantes do Movimento Camponês Popular

Suassuna pede melhores condições de renegociação de dívidas de pequenos agricultores

Efraim pede votação de projeto que trata da renegociação de dívidas de pequenos agricultores

IRIS PEDE A RENEGOCIAÇÃO DA.DÍVIDA DOS AGRICULTORES COM O FCO

Valadares pede MP para dar solução definitiva à dívida dos pequenos agricultores

Garibaldi pede solução urgente para dívida dos pequenos e médios agricultores do Nordeste