Suassuna pede melhores condições de renegociação de dívidas de pequenos agricultores
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse nesta segunda-feira (7) que vai cobrar do governo federal melhores condições para a renegociação das dívidas dos pequenos agricultores nordestinos. Segundo ele, as regras aprovadas recentemente para a renegociação ajudam a melhorar uma "situação desesperadora", mas ainda não são suficientes.
Suassuna lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que tratava dessa questão de uma maneira mais abrangente, mais generosa, mais justa e satisfatória, dando aos agricultores nordestinos 25 anos para pagar suas dívidas, com quatro anos de carência e juros entre 1,5% e 5%. No lugar da lei vetada, o Poder Executivo mandou para o Congresso medida provisória, que foi aprovada no último dia 13 de julho, mas as novas regras, na opinião do senador, "não vão resolver definitivamente o problema".
O senador disse que o agricultor nordestino se dedica a uma atividade de alto risco, devido às incertezas climáticas, mas agora também corre o risco de perder as terras para os bancos. Ele assinalou que as dívidas cresceram e a colheita não foi capaz de gerar os recursos necessários para pagar essas dívidas e os bancos ameaçam tomar as terras.
- E enquanto o banco não toma a terra, o agricultor que ainda está lutando para manter sua pequena gleba não consegue novos financiamentos; ele não tem mais crédito, a época do plantio está chegando e ele está com as mãos atadas, não pode fazer nada. Eu vou pressionar o governo. O Nordeste merece respeito - concluiu.07/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim pede votação de projeto que trata da renegociação de dívidas de pequenos agricultores
Renan festeja renegociação das dívidas de pequenos agricultores
Wellington Dias defende renegociação de dívidas de pequenos agricultores
Vital do Rêgo defende renegociação de dívidas de pequenos agricultores da Paraíba
Movimento Camponês Popular pede renegociação da dívida dos pequenos agricultores
Valadares pede solução sobre renegociação de dívidas de agricultores