Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lança campanha pela reforma política



O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de outras entidades civis, lançaram nesta segunda-feira (24) a Campanha Eleições Limpas.  De acordo com a assessoria do movimento, o objetivo é coletar mais de 1,5 milhão de assinaturas para a apresentação de proposta de reforma política e eleitoral. O MCCE coordenou a campanha que resultou na aprovação da Lei da Ficha Limpa.

“Nosso sistema eleitoral não serve ao Brasil. Se um dia ele serviu, hoje não serve mais. Ele não diz respeito aos nossos valores, ele desrespeita o senso da sociedade ao privilegiar o abuso do poder político e econômico”, afirmou o juiz Marlon Reis, diretor do Movimento.

Segundo o site do MCCE, dos 513 deputados federais, 369 foram eleitos entre os que tinham mais volume de recursos financeiros. Além disso, as pessoas físicas representaram apenas 2% das doações nas eleições de 2010. O MCCE quer extinguir a doação de empresas, já que elas não são titulares de direitos políticos.

“As eleições brasileiras são pagas por empresas e isso está errado na concepção das entidades que vêm trabalhando na construção do projeto Eleições Limpas. Se nós quisermos igualdade nas disputas, temos que construir outro modelo de financiamento, que permita que a disputa aconteça não na base de quem tem mais dinheiro em caixa, mas na base de quem tem as melhores propostas para o país”, afirmou Marlon Reis.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado, disse todas as seccionais da Ordem, em todas as unidades da federação terão pontos para coleta de assinaturas para a campanha.

A coleta de assinaturas será feita em formulários físicos ou por meio eletrônico (www.eleicoeslimpas.org.br), certificação digital e segurança criptografada.

As informações são da assessoria do MCCE.



24/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veja nota oficial do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral sobre o Ficha Limpa

Francisco Whitaker, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral: 'Ficha Limpa demonstra força da pressão social'

Rollemberg apoia movimento pela participação da sociedade na reforma política

Especial do D.O.: Ministério Público lança campanha de comunicação pela ética na política

Cristovam compara Congresso brasileiro ao americano e pede movimento suprapartidário de combate à corrupção

Heráclito denuncia corrupção na campanha eleitoral do Piauí