Heráclito denuncia corrupção na campanha eleitoral do Piauí




O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), em discurso nesta quarta-feira (15), denunciou a existência de uma série de irregularidades na campanha eleitoral em seu estado, que vão desde a promessa de liberação de emendas parlamentares para obtenção de apoio político e compra de votos até gastos incompatíveis com os valores arrecadados para a campanha, conforme declarados à Justiça Eleitoral.

De acordo com o senador, a campanha eleitoral deste ano é uma das mais caras da história do Piauí, havendo "milhares de gastos" que não estão sendo contabilizados pelos aliados do governo federal.

Heráclito Fortes anunciou que terá uma audiência nesta quinta-feira (16) com o procurador eleitoral do Piauí, Marco Aurélio Adão, a quem irá relatar vários casos de uso indevido da máquina pública pelos candidatos da situação, que estão ocorrendo no estado.

- No Piauí, você vê centenas de milhares de cavaletes, fotografias e banners; há ainda marqueteiros importados e, na prestação de contas dos candidatos, esses custos não aparecem. A compra e venda de votos é falada a torto e a direito nas rodas políticas do estado. Existem casos clássicos, concretos, que eu espero sejam apurados - disse.

Pesquisas

Heráclito alertou ainda para a possibilidade de manipulação de pesquisas eleitorais nas eleições deste ano no Piauí. Ele observou que, do mesmo modo como denunciado no início do mês pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) no Amapá, o Ibope tem divulgado resultados de sondagens de intenção de voto "totalmente esquisitos", em sua avaliação.



15/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa denuncia corrupção eleitoral no Piauí

Heráclito quer rapidez em investigação sobre denúncia de corrupção no governo do Piauí

"Corrupção corre frouxa no Piauí", diz Heráclito Fortes

Mão Santa comenta denúncia de corrupção no Piauí

Mão Santa denuncia crime eleitoral no Piauí

Heráclito denuncia propaganda enganosa do governo do Piauí