Movimento pede aprovação de pensão a portador de hanseníase submetido a isolamento
Será realizada nesta quarta-feira (18), a partir das 10h, manifestação na sede do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília, em prol da aprovação do projeto do senador Tião Viana (PT-AC) que concede pensão vitalícia às pessoas atingidas pela hanseníase e que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios em hospitais-colônias. O valor da pensão, previsto na proposição, é de R$ 700. O ato é organizado pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e deverá contar com a participação de moradores de antigas colônias de portadores de hanseníase e com a presença dos cantores Ney Matogrosso e Geraldo Azevedo.
O projeto (PLS 206/06), já aprovado no Senado, foi remetido à Câmara dos Deputados em março deste ano onde será examinado por três comissões - Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. Naquela Casa, a matéria recebeu a numeração PL 525/07.
De acordo com justificação apresentada por Tião Viana, existem no país cerca de três mil pessoas remanescentes de tratamento com isolamento compulsório que, após anos de isolamento forçado, perderam a capacidade de ter uma vida normal. Nos últimos 20 anos, explicou o senador, os pacientes de hanseníase são tratados com poliquimioterapia - tratamento composto por quatro medicamentos -, e portanto, permanecem nos hospitais-colônias apenas aqueles que não conseguiram se readaptar à vida em sociedade ou que perderam os vínculos familiares.
16/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ aprova pensão vitalícia a portador de hanseníase que passou por isolamento obrigatório
Tião Viana quer pensão para portadores de hanseníase submetidos a isolamento
Aprovado projeto que concede pensão para portador de hanseníase
Aprovado projeto que institui pensão para portador da hanseníase que passou por internação compulsória
Pessoas atingidas pela hanseníase pedem aprovação de projeto que lhes concede pensão vitalícia
Tião Viana comemora pensão vitalícia a portadores de hanseníase