MOZARILDO ALERTA PARA PERIGOS DA FEBRE AMARELA



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) alertou para os perigos de um surto de febre amarela no país. Em pronunciamento nesta terça-feira (18), ele informou que, desde 1983, quando morreram 19 pessoas no Maranhão, os casos de febre amarela vêm aumentando. "O Ministério da Saúde preferiu ignorar os riscos. Somente agora, quando a doença chega ao Sudeste, o ministério acena com a vacinação", criticou.
Mozarildo anunciou que apresentará requerimento ao ministro da Saúde, José Serra, para vir ao Senado prestar informações sobre a política do governo para o setor. "Doenças como a dengue e a febre amarela reapareceram, casos de malária se multiplicam, o mesmo acontecendo com a hanseníase e a tuberculose", disse.
Para o senador, os recursos da saúde são centralizados nas regiões mais ricas, o Sul e Sudeste, e o atendimento nas regiões mais pobres é mais precário.
- Assim, se perpetuam e se engessam as desigualdades regionais. O país não pode ficar de costas para o Brasil pobre, porque as doenças migram e acabam ameaçando as regiões mais ricas, como está acontecendo com a febre amarela - disse.
Em aparte, o líder do governo no Senado, José Roberto Arruda, garantiu que o Ministério da Saúde já disponibilizou vacinas contra a febre amarela para todos os estados, onde as respectivas secretarias julgaram ser necessária a vacinação em massa, como o Distrito Federal e o Rio de Janeiro. "Precisamos tomar cuidado para não gerar na população susto maior do que o problema".
Ao admitir que o ministério "acordou" para o problema, Mozarildo ponderou que as ações de saúde em relação a uma doença para a qual existe uma vacina eficiente - é o caso da febre amarela - devem ser dirigidas para a prevenção. "É mais fácil e bem mais barato prevenir do que remediar", concluiu.

18/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA ALERTA PARA REURBANIZAÇÃO DA FEBRE AMARELA

TIÃO VIANA ALERTA PARA O RISCO DE URBANIZAÇÃO DA FEBRE AMARELA

SP alerta para vacinação contra sarampo e febre amarela antes das férias

MOZARILDO PEDE A GOVERNO MAIOR COMBATE À FEBRE AMARELA

TIÃO VIANA ALERTA SOBRE RISCO DE REURBANIZAÇÃO DA FEBRE AMARELA

Mozarildo cobra do poder público empenho no combate à dengue e à febre amarela