Mozarildo anuncia anteprojeto sobre política nacional de faixas de fronteiras



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (30), a conclusão pela Consultoria Legislativa do Senado da minuta de um projeto de lei que institui a Política Nacional de Defesa e de Desenvolvimento da Amazônia Legal e da Faixa de Fronteira.

Na justificação do projeto, Mozarildo defende um plano específico para o desenvolvimento da Amazônia e da faixa de fronteira brasileiras.

Na proposta, a Amazônia Legal é definida como sendo composta pelos estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e ainda parte do norte dos estados de Goiás e Tocantins e do oeste do Maranhão.

No mesmo dispositivo, “faixa de fronteira” é fixada como a faixa de 150 quilômetros de largura ao longo das fronteiras terrestres, considerada fundamental para a defesa do território nacional.

Segundo Mozarildo, a Amazônia e a faixa de fronteira do Brasil com outros países sul-americanos compartilham problemas decorrentes da baixa densidade demográfica, da ocorrência de crimes transnacionais, da existência de conflitos fundiários, da injustiça social e da degradação do meio ambiente.

– O Brasil não pode continuar como até aqui, de costas para a Amazônia, de costas para as fronteiras do nosso país – alertou o senador, que é presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira.

Mozarildo informou que, antes de submeter a proposta à subcomissão e à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), deverá encaminhar a cada um dos senadores uma cópia do texto, a fim de que possam ser apresentados subsídios para o seu aprimoramento.



30/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado anteprojeto de política de defesa e desenvolvimento da Amazônia e fronteiras

Mozarildo Cavalcanti pede política nacional em defesa da adolescência

Tião Viana anuncia vacinação nas faixas de fronteira das Américas

Mozarildo defende projeto que institui política nacional na região de fronteira

Mozarildo defende política nacional de defesa para a Amazônia e a faixa de fronteira

Funai anuncia formação do Conselho Nacional de Política Indigenista