MOZARILDO CAVALCANTI APONTA IRREGULARIDADES DA FUNAI EM RORAIMA



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) denunciou nesta terça-feira (dia 14) a contratação pela direção da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Roraima uma média de sete horas diárias de vôo, que, segundo ele, daria para percorrer o estado de norte a sul e de leste a oeste pelo menos duas vezes por dia. O contrato teria sido feito através de convênio da Funai com a Fundação Nacional de Saúde.
- Está muito claro que este pagamento feito para vôos ficou mais em terra e talvez no bolso dos dirigentes daqueles órgãos. E o mais grave é que recursos destinados à assistência à saúde dos índios, principalmente os yanomamis, e ao pagamento de profissionais do setor, também foram desviados - disse Mozarildo Cavalcanti.
O senador observou que a CPI da Câmara dos Deputados que investiga a atuação da Funai esteve em Roraima por três dias, tempo que o senador considerou insuficiente para se aprofundar em "questões que estão por baixo do tapete". Por isso, o senador disse que enviará essas informações à comissão na expectativa de que os índios não mais fiquem "à mercê de maus administradores que não fazem cumprir as suas obrigações e se utilizam da causa indígena para auferir lucros e vantagens".

14/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti registra denúncias de irregularidades contra o governador de Roraima

Mozarildo Cavalcanti quer explicações para a demissão do presidente da Funai

Mozarildo diz que Funai quer promover apartheid em Roraima

Mozarildo Cavalcanti denuncia irregularidades na Funasa

Mozarildo pede solução para ação da Funai e do MP em Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta corrupção em Roraima