Mozarildo pede solução para ação da Funai e do MP em Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez um apelo nesta sexta-feira (14), em Plenário, em favor de uma solução -serena- para a situação enfrentada pela cidade de Pacaraima (RR), que faz fronteira com a Venezuela. Segundo o senador, ações encaminhadas pelo Ministério Público Federal, pela União e pela Funai à Justiça Federal pedem a desocupação de 100 estabelecimentos comerciais da cidade, sob a alegação de que estão situados em reserva indígena.

O senador informou que os autores das ações querem que, em 30 dias, aqueles estabelecimentos sejam fechados e depois demolidos.

- É inadmissível que busquemos a solução para a melhoria da vida dos índios promovendo apartheids dentro da nação - protestou Mozarildo, lamentando que o Ministério Público tenha -a visão curta- e não busque consensos.

Na opinião do senador, os que encaminharam as ações adotaram uma postura radical. Felizmente, segundo Mozarildo, o juiz federal que examina o caso, Hélder Girão, decidiu citar o estado e o município para que se manifestem sobre os processos.

O senador lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um grupo de trabalho interministerial destinado a estudar a questão fundiária de Roraima, -onde mais de 50% são reservas indígenas para apenas 7% de população indígena, e 20% são reservas ecológicas-. O que resta, acrescentou, são terras sob o domínio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Mozarildo acrescentou que as ações apresentadas pelo Ministério Público, pela União e pela Funai são precipitadas, ainda que tenham respaldo legal.

- O governo federal está provocando um estado de insegurança, de revolta, um apartheid no meu estado. Não é aniquilando os mais fortes que vamos salvar os mais fracos.

O senador disse ainda esperar que o Ministério Público Federal não se julgue o dono supremo da verdade e não aja para causar prejuízos às pessoas que vivem em Pacaraima.

- Não é para defender direitos das minorias que se devem adotar atitudes fundamentalistas que podem levar a conflitos e a ódios entre pessoas que poderiam se amar - concluiu.



14/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede que STF decida ação sobre terras para Roraima

MOZARILDO CAVALCANTI APONTA IRREGULARIDADES DA FUNAI EM RORAIMA

Mozarildo diz que Funai quer promover apartheid em Roraima

Mozarildo vê solução próxima para problema fundiário em Roraima

SEBASTIÃO ROCHA PEDE SOLUÇÃO PARA IMPASSE NA FUNAI

Mozarildo quer solução para pendências entre Venezuela e Roraima