Mozarildo diz que Funai quer promover apartheid em Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) criticou nesta terça-feira (21) o administrador substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Roraima por ter determinado à Prefeitura de Pacaraima (RR) que cancelasse ou transferisse para outro local as festividades, programadas para o fim de semana passado, que comemorariam os 60 anos da vila do Surumu. De acordo com Mozarildo, a Funai afirmava que havia a "impossibilidade jurídica" da entrada na vila de pessoas não pertencentes à comunidade indígena dos Macuxi, já que Surumu está dentro da área da reserva indígena Raposa Serra do Sol.
- A Funai quer promover um apartheid - acusou Mozarildo, aludindo ao regime de segregação racial praticado na África do Sul durante boa parte do século 20 e dizendo que os índios Macuxi discordam da atitude da Funai.
O senador acrescentou que o prefeito de Pacaraima não obedeceu à determinação da Funai, pois o decreto de criação da reserva indígena estabeleceu o prazo de um ano para a remoção das pessoas não-índias que habitam terras dentro da área demarcada - um prazo que ainda não se esgotou. Mozarildo ainda leu trecho de um documento em que a Funai reconhece não ter concluído as análises necessárias para a indenização dos moradores que deixarão a área.
Em aparte, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que é preciso cobrar do Ministério da Justiça o cumprimento da promessa de assentar e indenizar os moradores que terão que deixar suas propriedades localizadas dentro da reserva Raposa Serra do Sol.
21/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo: "Lula está promovendo um apartheid intra-étnico em Roraima"
MOZARILDO CAVALCANTI APONTA IRREGULARIDADES DA FUNAI EM RORAIMA
Mozarildo pede solução para ação da Funai e do MP em Roraima
Mozarildo quer um índio na presidência da Funai
MOZARILDO QUER ÍNDIO PRESIDINDO A FUNAI
MOZARILDO QUER ÍNDIO NA PRESIDÊNCIA DA FUNAI