Mozarildo Cavalcanti denuncia irregularidades na Funasa



"Roubar na área de saúde deveria ser um crime inafiançável", disse nesta quarta-feira (24) o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), ao discursar em Plenário e denunciar irregularidades e desvios de recursos na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele comentou a matéria "Podridão no ar. Funasa: um atoleiro de irregularidades", publicada pelo jornal Monte Roraima.

Mozarildo Cavalcanti lembrou que a Funasa já foi alvo de duas operações da Polícia Federal (Operação Metástase e Operação Anopheles), que culminaram na prisão de diversas pessoas, entre elas dois coordenadores da entidade em Roraima, Marcelo Lopes e Ramiro Teixeira.

- Dois coordenadores da Funasa lá de Roraima foram presos e um deles, por incrível que pareça, voltou ao cargo. Preso, Marcelo Lopes voltou ao cargo - disse.

Na interpretação do senador, ambos os coordenadores foram indicados ao cargo pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Mozarildo disse ainda que até o controlador-geral da União, Jorge Hage, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já denunciaram a existência de corrupção na Funasa.

Em 2007, durante a Operação Mestástase da PF, acrescentou o senador, foi desarticulada quadrilha de 25 pessoas que teriam desviado cerca de R$ 34 milhões da instituição.

- Essa Funasa deveria ser fechada, e os seus funcionários bem aproveitados. É um órgão completamente anacrônico e corrupto. No meu estado, não posso conceber como pode continuar na direção uma pessoa que já foi até presa. É uma afronta aos funcionários sérios daquela instituição que, muitas vezes, são obrigados a ser coniventes, porque recebem ordens superiores para dar esse ou aquele parecer em projetos que são fraudulentos - afirmou.

Mozarildo pediu providências do Ministério Público Federal sobre a situação, caso contrário, disse, será necessária uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funasa. O senador pediu também que seu discurso seja enviado à Procuradoria Geral da República.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) elogiou o pronunciamento do colega e disse que já foram detectados na Funasa sinais de superfaturamento e obras inacabadas.



24/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo denuncia irregularidades na Funasa em Roraima

Mozarildo Cavalcanti pede extinção da Funasa

Mozarildo Cavalcanti pede a criação de CPI para apuração de denúncias de desvio de recursos na Funasa

Mozarildo vai encaminhar denúncia de corrupção na Funasa

MOZARILDO CAVALCANTI APONTA IRREGULARIDADES DA FUNAI EM RORAIMA

Mozarildo Cavalcanti registra denúncias de irregularidades contra o governador de Roraima