MOZARILDO CAVALCANTI DENUNCIA AÇÃO DE ESTRANGEIROS EM ÁREAS INDÍGENAS
Embora essa situação também tenha sido denunciada em reportagens recentes de revistas e jornais do país, Mozarildo disse que os episódios se repetem desde a década de 80. Ele lembrou que nesse período, enquanto exercia o mandato de deputado federal pelo então território de Roraima, já alertava para o trabalho de uma instituição externa que testava uma vacina contra a malária em aldeia Ianomami.
"Na época, a Funai (Fundação Nacional do Índio) negou o fato, mas a coisa nunca foi esclarecida", comentou. Assim como os testes clandestinos de vacina, a exploração de fotos e imagens dos índios, que estaria sendo praticada pela Organização Não-Governamental (ONG) Comissão para Criação do Parque Ianomami e por um cineasta belga, também nunca teria sido coibida pelo poder público.
Na opinião de Mozarildo Cavalcanti, a Funai "tem sido conivente com essas organizações estrangeiras, que vêm fazendo uma exploração absurda em áreas indígenas". Diante desse quadro, o senador pefelista voltou a defender a instalação da CPI das ONGs, única instância que seria capaz de apurar a fundo as práticas de biopirataria na Amazônia e o contrabando de imagens de índios. "Só através da CPI poderemos tentar normatizar as ações estrangeiras em áreas indígenas", afirmou.
11/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo Cavalcanti denuncia irregularidades na Funasa
Senado deve investigar denúncia sobre venda de direitos de terras indígenas a estrangeiros
Mozarildo Cavalcanti denuncia campanha antecipada em Roraima
Mozarildo Cavalcanti cobra ação da Anatel e da Anvisa
Mozarildo denuncia tentativa de controle da Amazônia por estrangeiros
Mozarildo Cavalcanti denuncia ONG por exploração irregular de terras em Roraima