Mozarildo Cavalcanti pede extinção da Funasa



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu da tribuna, nesta quinta-feira (1º), que o governo feche a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele se manifestou "estarrecido e revoltado" com os resultados das investigações da Polícia Federal, que descobriu uma fraude na Funasa de Roraima com desvios de recursos que chegam a R$ 34 milhões.

Entre as 32 pessoas presas está o coordenador da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, que, segundo Mozarildo, foi indicado para o cargo pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Ele sustentou que Jucá deve explicações sobre a conduta de Ramiro.

Mozarildo afirmou que a Funasa não tem preparo, "e nem médicos", para atender populações pobres e indígenas, assinando convênios com organizações não-governamentais (ONGs) "criadas para roubar dinheiro". Explicou que a fraude foi descoberta por acaso, quando a Polícia Federal investigava um empresário do Paraná, que foi localizado alugando helicópteros para a Funasa de Roraima.

O senador afirmou que enviou ofícios, já em 2005, a vários órgãos do governo, inclusive de fiscalização, pedindo providências e investigações sobre procedimentos da Funasa em seu estado. Revelou que uma ONG foi criada em Roraima e, cinco dias depois de seu registro, recebeu uma verba do governo federal de R$ 30 milhões.

- Essas ONGs são contratadas para oferecer serviços médicos aos indígenas. Há compra de medicamentos de maneira irregular, viagens de avião de Boa Vista até as comunidades indígenas. Na maioria das vezes, essas viagens ficam apenas no papel e o dinheiro é embolsado - denunciou Mozarildo Cavalcanti.

O senador ponderou que, se o governo concluir que não deve extinguir a Funasa depois que o órgão "for saneado", que então mude a forma de operar da fundação, dizendo que "do jeito que está, não pode ficar."

Mozarildo pediu ainda aos órgãos de fiscalização do governo que investiguem a atuação de Ramiro Teixeira à época em que ele dirigiu o Incra de Roraima, do final de 2000 a abril de 2002.



01/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede extinção da Funasa

Mozarildo Cavalcanti pede a criação de CPI para apuração de denúncias de desvio de recursos na Funasa

Mozarildo Cavalcanti denuncia irregularidades na Funasa

Maioria dos entrevistados em pesquisa rejeita a extinção do Senado, destaca Mozarildo Cavalcanti

Mozarildo propõe mudanças na Funasa e pede a servidores que denunciem "fraudes e falcatruas"

Mozarildo pede extinção da Funai