Mozarildo Cavalcanti homenageia a Maçonaria
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em pronunciamento nesta terça-feira (5), fez uma homenagem à Maçonaria, explicando que não pôde fazê-lo no dia 20 de agosto, dedicado à instituição, devido ao processo eleitoral. Ele ressaltou a participação da Maçonaria em movimentos importantes da vida do país como a luta pelo fim da escravidão, pela Independência e pela proclamação da República.
Mozarildo lembrou que, por ocasião dos escândalos de corrupção no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, a Maçonaria lançou manifesto pedindo investigação aprofundada, sem no entanto, fazer pré-julgamentos. O senador relatou ainda encontro recente de maçons em Brasília em que foi debatido o interesse internacional sobre a Amazônia e a intenção de mantê-la como "reserva estratégica" de outros países.
O parlamentar disse que no atual momento, em que a sociedade passa por profundas transformações e questionamentos de ordem moral e ética, a Maçonaria deveria buscar uma aproximação com a sociedade sem, no entanto, abandonar os princípios que a norteiam.
- Hoje, o meu discurso tem objetivos que transcendem a homenagem. Na verdade, busco uma oportunidade para refletir sobre o significado da Maçonaria, bem como descobrir o que pode ser feito para que ela possa desempenhar um papel mais ativo em uma sociedade cuja natureza se modifica em velocidade frenética e, muitas vezes, de maneira aparentemente obscura -disse o parlamentar.
Mozarildo frisou que é preciso manter os alicerces da instituição, baseado nos caminhos das grandes revoluçõesliberais - liberdade, igualdade e fraternidade - princípios esses que, conforme afirmou, não estão obsoletos.
- Liberdade porque o homemsomente realiza todo o seu potencial quando não está agrilhoado; igualdade, quando reconhece os homens como iguais e admite que, por seus méritos, talentos, sabedoria, virtude e trabalho, pode transformar em realidade suas potencialidades; e fraternidade, porque a Maçonaria acredita que só se aproximam homens de diferentes credos, raças e religiões por meio do respeito mútuo - afirmou o senador.05/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo Cavalcanti homenageia entidades da maçonaria
Mozarildo Cavalcanti destaca papel da Maçonaria na abolição dos escravos
Recondução do atual dirigente favorece atuação da Maçonaria, diz Mozarildo Cavalcanti
Mozarildo Cavalcanti homenageia trabalhadores
Mozarildo Cavalcanti homenageia servidores públicos
Mozarildo Cavalcanti homenageia defensores públicos