Mozarildo Cavalcanti homenageia entidades da maçonaria



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) homenageou a maçonaria em pronunciamento nesta segunda-feira (23). O discurso foi motivado pelos 190 anos, que se completarão em junho, do Grande Oriente do Brasil, entidade que congrega grande parte das lojas maçônicas do país. Também foram homenageados os Grandes Orientes de Santa Catarina e do Distrito federal, que, em abril, completam 62 anos e 41 anos, respectivamente.

– A maçonaria se expandiu pelo Brasil afora. Hoje, temos lojas maçônicas em todo o país, desde lá de Roraima, no extremo norte do nosso Caburaí, até o Chuí, no Rio Grande do Sul – afirmou o senador.

Mozarildo lembrou a história da maçonaria no Brasil. Segundo o senador, o Grande Oriente do Brasil se instalou com o objetivo de promover a independência do país. O movimento teria participado, ainda, da luta pela proclamação da República e pela abolição da escravatura.

Para o senador, a maçonaria já sofreu muitas perseguições, por incomodar reis e religiões. Por ter se originado de sindicatos de construtores, a entidade detinha o segredo de grandes obras, como palácios e catedrais, o que significava poder. Para ele, é preciso, cada vez mais, interagir com a sociedade para desfazer os preconceitos contra a maçonaria.



23/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti homenageia a Maçonaria

Mozarildo Cavalcanti destaca papel da Maçonaria na abolição dos escravos

Recondução do atual dirigente favorece atuação da Maçonaria, diz Mozarildo Cavalcanti

Mozarildo Cavalcanti homenageia trabalhadores

Mozarildo Cavalcanti homenageia servidores públicos

Mozarildo Cavalcanti homenageia defensores públicos