Mozarildo Cavalcanti pede investigação sobre épico Papillon



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) pediu, em discurso, que seja feita uma investigação sobre "uma das maiores fraudes da literatura mundial": a história épica de Papillon, que, no início do século XX, escapou de forma mirabolante da colônia penal conhecida como Ilha do Diabo, na Guiana Francesa. O parlamentar destacou que, segundo pesquisas do fotógrafo Platão Arantes, o verdadeiro Papillon seria René Belbenoit e estaria sepultado na vila Surumu, em Roraima.

De acordo com relatos de moradores da região do município de Normandia (o nome é uma homenagem à terra natal de Papillon), em 1940, passaram pelo local Henri Charrière, autor da obra, Maurício Habert, Roger e René Schehr, sendo este último o único que tinha a famosa borboleta tatuada no peito, informou Mozarildo. Posteriormente, segundo Arantes, Henri Charrière refugiou-se nos Estados Unidos e publicou a história como se ele fosse o próprio Papillon, tatuando no peito a mesma borboleta que seu companheiro de jornada. "René Schehr, ou René Belbenoit, que viveu e está sepultado em Roraima, seria o verdadeiro Papillon", destacou o senador.

As investigações de Platão Arantes levam também ao fato de que Henri Charrière jamais escreveu o livro, apenas utilizou e adulterou os manuscritos de René, que trabalhou na região como garimpeiro, destacou Mozarildo Cavalcanti. Após a morte de René, relatou o parlamentar, "tudo o que lhe pertencia e poderia servir como prova da grande farsa montada foi destruído", pois, sob alegação de que sua morte fora resultado de doença contagiosa, os moradores locais foram incentivados a apagar todos os vestígios de sua estada na região. Para o senador, se a tese de Platão Arantes for válida e o personagem mítico estiver realmente sepultado em Roraima, "há que se fazer a devida correção histórica".



03/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti pede investigação nas obras de recuperação da BR-174

Mozarildo Cavalcanti pede extinção da Funasa

Mozarildo Cavalcanti pede a cassação do governador de Roraima

Mozarildo Cavalcanti pede investimentos em pesquisa científica na Amazônia

Mozarildo Cavalcanti pede aprovação de leis para salvar o SUS

Mozarildo Cavalcanti pede política nacional em defesa da adolescência