Mozarildo Cavalcanti saúda os 90 anos da 'Folha de S. Paulo'



Ao afirmar a importância da liberdade de expressão e de imprensa para as democracias modernas, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) saudou nesta quinta-feira (24) os 90 anos do jornal Folha de S. Paulo, comemorados no último 19 de fevereiro.

- É um jornal que atravessou momentos de muita turbulência em toda nossa história política, como a ditadura, no regime de exceção, cobrindo com coragem e com imparcialidade e denunciando fatos que comprometiam a dignidade da pessoa humana, a liberdade de ir e vir, mas, sobretudo, a liberdade de informação - disse.

Mozarildo afirmou que a Folha é atualmente líder de circulação entre os grandes jornais brasileiros e, recentemente, colocou à disposição, pela internet, todo seu acervo histórico.

A cerimônia de comemoração das nove décadas de atividade do jornal ocorreu na segunda-feira (21), em São Paulo, e teve a participação da presidente Dilma Rousseff, do governador do estado, Geraldo Alckmin, do prefeito da capital, Gilberto Kassab, e de outras autoridades, empresários, lideranças e representantes da sociedade civil.

O senador recordou que a presidente Dilma afirmou, na ocasião, que o governo "deve saber conviver com as críticas dos jornais pra ter um compromisso real com a democracia". Para ele, a presidente está correta ao realçar a importância das liberdades para a democracia brasileira.

- Ao fazer esse registro do aniversário da Folha de S. Paulo e da importante fala da presidente Dilma, quero dizer que a democracia brasileira recebe uma injeção de ânimo, porque, partindo da presidente, ficamos tranquilos no sentido de que certos rumores de regulação dos meios de comunicação não prosperem neste país - disse.

Em aparte, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) associou-se à homenagem de Mozarildo ao jornal paulista. A senadora, que exerceu a profissão de jornalista por mais de 40 anos, afirmou que a Folha "é um dos veículos de comunicação mais importantes do país".

- Eu gostaria de, neste aparte, endossar inteiramente essa justa homenagem a um dos veículos que a mim, como jornalista, orgulha muito pela isenção, pela liberdade, pelo trato que faz da comunicação em nosso país e pelo auxílio que deu em todos os momentos mais difíceis da vida nacional, especialmente na hora da redemocratização - afirmou Ana Amélia.



24/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti saúda os defensores públicos, 'advogados dos pobres'

Roberto Cavalcanti saúda os 60 anos do "Correio das Artes"

Mozarildo Cavalcanti lembra os 62 anos do PTB

Mozarildo faz homenagem aos 25 anos de criação do jornal 'Folha de Boa Vista'

Mozarildo Cavalcanti lembra os 63 anos de fundação do PTB

Mozarildo lê denúncia contra ONGs publicada na 'Folha de S. Paulo'