Mozarildo cobra da Câmara votação de projeto que autoriza criação de colégio militar em Roraima



Em discurso nesta quinta-feira (9), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cobrou da Câmara dos Deputados a votação do projeto de lei de sua autoria que autoriza a União a criar um colégio militar em Boa Vista, capital de Roraima. O PLS 211/2002 já foi aprovado pelo Senado, mas está parado naquela Casa desde 2004. O senador disse ainda que o Brasil falha por não ter uma política de Estado permanente para a região amazônica.

- Uma das formas mais eficientes de manter as desigualdades sociais é não eliminar as desigualdades regionais. O Brasil, um país continental, tem regiões tão díspares que é inacreditável que uma região, como a região amazônica, seja tratada em vários aspectos sempre como uma espécie de quintal do país – disse Mozarildo, lembrando que a região Norte compreende 61% do território nacional e abriga 25 milhões de habitantes.

Mozarildo explicou que a iniciativa não obriga, apenas autoriza a União a construir mais um colégio. Segundo o senador, há, no país, 12 colégios militares localizados em dez estados. Apenas um deles fica na região Norte, em Manaus (AM). Os estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerias têm duas unidades cada um, salientou.

A matéria foi aprovada no Senado com emenda do então senador Tião Viana, que acrescenta a possibilidade de criação de outro colégio militar na capital do Acre, Rio Branco.

Mozarildo recordou que outros dois projetos de lei autorizativos de sua autoria foram aprovados por senadores e deputados e ajudaram a melhorar o estado de Roraima. Os projetos autorizaram a criação da Escola Técnica Federal e da Universidade Federal de Roraima. Atualmente, as duas instituições contribuem para o desenvolvimento social e econômico do estado, disse o senador.



09/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede apoio à criação de Colégio Militar em Roraima

Autorizada a criação de colégio militar em Roraima e Acre

Mozarildo pede aprovação de projeto que autoriza a União a construir hidrelétrica em Roraima

Projeto de Jucá autoriza criação de escola agrotécnica em Roraima

Mozarildo registra os 34 anos da Polícia Militar de Roraima

Magno Malta cobra votação na Câmara de projeto contra a pedofilia