Mozarildo cobra melhoria do ensino fundamental no país
O Brasil precisa realizar um salto de qualidade no ensino fundamental, em especial nas escolas públicas, alertou nesta quinta-feira (10) o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Ele mencionou o relatório "Siab - Situação da infância e da Adolescência Brasileira 2009 - O Direito de Aprender: Potencializar avanços e reduzir desigualdades", realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Apesar de reconhecer os avanços alcançados no Brasil pelo sistema de educação pública fundamental, no que se refere à construção de ampla rede de escolas, Mozarildo manifestou inconformismo com o fato, revelado pelo relatório do Unicef, da existência de mais de 90 mil adolescentes analfabetos nos 750 municípios dos estados da Amazônia Legal.
- Reunimos as precondições para a efetiva universalização do ensino básico e, em seguida, dar o salto qualitativo indispensável, que toda a sociedade brasileira está a exigir e que o mundo espera de um país como o Brasil - disse Mozarildo, destacando o papel relevante desempenhado pelo Congresso Nacional na melhoria do ensino no país.
Considerando a educação como "principal vetor de promoção do desenvolvimento socioeconômico dos povos", Mozarildo mencionou o exemplo da ascensão da Coréia do Sul no cenário mundial como conseqüência da priorização da educação pública. Ele ressaltou também a posição conquistada pela Finlândia, que, após investir maciçamente em educação, transformou-se em centro de excelência na formação de recursos humanos em todo o mundo.
Em aparte, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) manifestou apoio ao pronunciamento de Mozarildo.
10/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Romeu Tuma propõe melhoria do ensino fundamental
Mozarildo apela ao governo por melhoria do ensino a distância
ARRUDA CREDITA AO PROVÃO MELHORIA DO ENSINO SUPERIOR NO PAÍS
CE aprovou em 2011 projetos que contribuem para melhoria da qualidade do ensino no país
Flexa Ribeiro cobra medida concretas para melhoria da saúde no país
Mozarildo conclama o país a colocar qualidade do ensino em primeiro lugar