Mozarildo comemora os 19 anos de fundação do tribunal de Justiça de Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comemorou nesta segunda-feira (26) os 19 anos de fundação do Ttribunal de Justiça de Roraima. O senador destacou que o tribunal está presente em sete dos 15 municípios do estado, onde se concentram 60% da população.

- Brigamos na Constituinte para que Amapá e Roraima se transformassem em estados, pela falta de cidadaniaE pior do que a falta da cidadania, era a ausência da Justiça próxima do cidadão, pobre principalmente. Por quê? Porque os territórios federais eram jurisdicionados ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Alguém que em Roraima fosse condenado em primeira instância, mesmo tendo algum tipo de recurso, teria de se deslocar ou contratar um advogado aqui em Brasília para defendê-lo em segunda instância - observou

De acordo com Mozarildo, o atual presidente do tribunal, Almiro Padilha,apresentou um plano diretor para o próximo quinquênio, respaldado, segundo ele, na política definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mozarildo explicou que está previsto um plano de otimização de recursos e de investimentos que possibilitem dar maior celeridade à Justiça.

O senador ressaltou que sem a existência do Poder Judiciário próximo do cidadão, este fica "à mercê de vontades políticas". O representante de Roraima disse estar "feliz" por verificar que o Poder Judiciário está consolidado no estado, tendo contratado 11 juízes substitutos e estar promovendo, no momento, concurso para contratações imediatas de novos magistrados.

O senador relatou que a atual estrutura do tribunal é composta por 650 servidores, com sete desembargadores, 39 juízes de Direito e dois promotores. São oito comarcas, quatro juizados cíveis e criminais, um juizado de infância e da adolescência,quatro núcleos de atendimento e de conciliação dos juizados especiais e um juizado itinerante, descreveu. Mozarildo disse ainda que sente orgulho por ter um filho que é juiz, tendo passado em primeiro lugar em concurso em 1996.

Em aparte, o senador Marco Maciel (DEM-PE) ressaltou a contribuição dada pelo ex-governador do território e primeiro governador do estado de Roraima, Ottomar Pinto - "sério, honesto e competente" - para o desenvolvimento de Roraima e da Amazônia. Mozarildo ressaltou que foi dele a ideia da implantação do Tribunal de Justiça de Roraima.



26/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo comemora 20 anos do Tribunal de Justiça de Roraima

Mozarildo Cavalcanti registra os 21 anos do Tribunal de Justiça de Roraima

Jucá comemora 15 anos do Tribunal de Justiça de Roraima

Mozarildo comemora os 21 anos da criação de Roraima

Mozarildo comemora 60 anos do Diário Oficial de Roraima

Mozarildo comemora os 22 anos da Universidade Federal de Roraima