Mozarildo: comissão constatou que índios não querem misturar reservas em Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) informou ao Plenário que a comissão de senadores que esteve em Roraima para examinar os problemas fundiários da região ouviu de representantes indígenas que nem todos querem uma única reserva para abrigar várias etnias. Os representantes dos índios ingaricós disseram isso com todas as letras, contradizendo principalmente as organizações não-governamentais (ONGs), informou Mozarildo.

A comissão de cinco senadores e assessores ouviu sexta e sábado passados, em Roraima, o governador, três prefeitos onde estão as reservas Raposa/Serra do Sol, representantes de produtores rurais e dos indígenas e a Ordem dos Advogados do Brasil. Nesta semana, a comissão seguirá para Mato Grosso do Sul, para ouvir envolvidos em disputas de terras naquele estado. Fazem parte da comissão, além de Mozarildo, os senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Delcidio Amaral (PT-MS), João Ribeiro (PFL-TO) e Romero Jucá (PMDB-RR).

O representante de Roraima sustentou que "ficaram claras as mentiras" sustentadas por ONGs, que defendem apenas uma reserva, inclusive com a extinção do município de Uiramutã. Dizendo que falava como senador, e não como integrante da comissão, Mozarildo criticou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que manifestou posição sobre a demarcação das reservas indígenas de Roraima depois de ter ido ao estado a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Também considero uma deselegância do ministro que, convidado, até agora não veio à Comissão de Relações Exteriores do Senado para falar dos problemas das terras de Roraima. Parece que ele está protelando sua vinda para anunciar a decisão do governo antes disso - afirmou Mozarildo.

Em aparte, o presidente da CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), informou que o ministro lhe garantiu que não tomará nenhuma decisão sobre o assunto antes de comparecer ao Senado. Disse ainda que está acertando com Márcio Thomaz Bastos sua presença na comissão no dia 4 de março.

Também em aparte, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) afirmou que a população de Roraima "já perdeu a confiança no ministro da Justiça". Para ele, "é uma irresponsabilidade do governo decidir sobre terras indígenas baseado apenas no parecer de um burocrata que usa apenas critérios antropológicos". Ele repetiu uma pergunta já feita em discursos "e que até agora ninguém respondeu: por que só se cria reservas indígenas em cima de províncias minerais?"



10/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo denuncia ONG de assistência a índios em Roraima

Mozarildo prevê luta fratricida entre os índios de Roraima

Mozarildo pede que Raposa Serra do Sol abrigue índios e não-índios

Mozarildo diz que comissão da Câmara atuou sem isenção em Roraima

A pedido de Mozarildo, comissão vai a Roraima avaliar situação fundiária

Mozarildo vai propor comissão para estudar problemas de Roraima