Mozarildo diz que comissão da Câmara atuou sem isenção em Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) reclamou em discurso nesta sexta-feira (24) do que considerou -falta de isenção- de membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pelo fato de o grupo, em visita a Roraima para tratar dos direitos indígenas, ter ouvido apenas uma -facção- de índios sobre a questão da demarcação de terras na reserva Raposa Terra do Sol. O resultado dos trabalhos da comissão será levado à Organização dos Estados Americanos (OEA), informou o senador.

Ele contou que os parlamentares que fizeram parte da 5ª Caravana dos Direitos Humanos esteve em Roraima no último dia 13 para ouvir comunidades indígenas, mas levaram um relatório pré-elaborado, que, segundo o jornal Folha de Boa Vista, já estava pronto um mês antes da viagem. Segundo Mozarildo, os representantes da Câmara escolheram ouvir apenas uma organização, o Conselho Indígena de Roraima, -como se esse fosse o detentor da verdade-.

- Não posso compreender que se trate não só os demais índios, mas toda a sociedade de Roraima como se não existíssemos - protestou.

Mozarildo defendeu que mesmo na questão de defesa das minorias é preciso ouvir toda a sociedade e garantiu que em Roraima não há mais etnias puras, uma vez que houve grande miscigenação. Por isso, as diversas organizações indígenas do estado, explicou, representam várias etnias e nenhuma delas sozinha representa todos os índios de Roraima. Disse que enviará ofício ao presidente daquela Casa legislativa com reclamação sobre a atitude da comissão.



24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo cobra da Câmara votação de projeto que autoriza criação de colégio militar em Roraima

A pedido de Mozarildo, comissão vai a Roraima avaliar situação fundiária

Mozarildo vai propor comissão para estudar problemas de Roraima

Mozarildo: comissão constatou que índios não querem misturar reservas em Roraima

Comissão julga, nesta terça-feira (22), pedido de anistia de “Cabo Anselmo” que atuou no regime militar

Mozarildo homenageia PM de Roraima