Mozarildo condena atuação da Anvisa



A ausência de uma efetiva fiscalização dos produtos sob sua supervisão e a falta de transparência nas ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram criticadas pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR). Segundo ele, a agência, apesar de gozar de enorme autonomia, vem-se mostrando incapaz de regular e de fiscalizar, principalmente, os preços dos medicamentos que, conforme observou, sofrem constantes reajustes.

- É necessário que esse modelo de agência, tão popular na década passada, mereça um reexame e uma completa reavaliação por parte do Congresso Nacional - sugeriu Mozarildo, ao informar que até os preços dos medicamentos genéricos estão tornando-se insuportáveis, principalmente para a população de baixa renda.

Apesar de reconhecer que a introdução dos medicamentos genéricos no país, em 2000, representou significativo avanço para que a população tivesse acesso a remédios mais baratos, Mozarildo Cavalcanti, que é médico, observou que, passados dois anos, o que se nota é que os genéricos estão tendo um custo final ao consumidor mais elevado do que os similares.

De acordo com Mozarildo, esse total descontrole tem como pano de fundo a ganância da indústria farmacêutica mundial que, observou, deve ser combatida com todo o rigor pelo governo federal, por meio da Anvisa, "sob pena de se agravar ainda mais o frágil e precário estado de saúde de enormes contingentes de brasileiros que não têm acesso aos medicamentos".



12/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo lê carta de maçons que condena atuação de ONGs na Amazônia

Mozarildo anuncia projetos para aprimorar atuação da Anvisa

Lindberg condena atuação da Ford no Brasil

Arthur Virgílio condena atuação do Exército no Rio de Janeiro

João Pedro condena assassinatos, mas defende atuação do MST

ODACIR CONDENA ABORTO E ELOGIA ATUAÇÃO DO PAPA